Putramooladdhana Yoga

cri

Esta é mais uma combinação que indica aquisição de riqueza,  desta vez através dos filhos e de  crianças.

O yoga forma-se quando estão reunidas as seguintes condições simultâneas: o regente da 2ª casa  é forte e está em conjunção com o regente da 5ª casa ou, em alternativa, com Júpiter e o regente do Ascendente tem  pontuação elevada  na força Vaiseshikamsa.

Os leitores pode analisar esta última condição simplesmente consultando  o relatório fornecido por qualquer software de Astrologia Jyotish. No seu comentário a este yoga, o prof. B. V. Raman (300 Important Combinations) deixa entrever que esta última condição é secundária pois no exemplo  que apresenta para o yoga a força Vaiseshikamsa não atinge pontuação elevada mas, mesmo assim, a pessoa em causa alcançou riqueza através dos filhos.  Os métodos quantitativos da Astrologia Jyotish são um meio importante de análise e de avaliação da força dos planetas porém, não são um critério absoluto, como também temos experienciado pela nossa prática de análise de horóscopo. Além do mais, para serem efetivamente credíveis, estes métodos exigem uma hora de nascimento correta  ao segundo e sem qualquer falha, caso contrário tornam-se inúteis. O regente da 2ª casa deve, no entanto, ser forte através de outros meios de análise, para que o yoga surta efeito.

O professor Raman acrescenta outra subtileza na interpretação deste yoga, afirmando que ele não  significa, necessariamente, que a pessoa ganha riqueza através dos filhos ou que estes, de algum modo, «dão» dinheiro ao nativo. Pode, simplesmente acontecer que a pessoa comece a ganhar dinheiro após o nascimento dos filhos.  Neste caso, os filhos funcionam como catalisador dos efeitos do yoga, trazendo boa sorte ao nativo.  É isto que a Astrologia tem de maravilhoso: a sua linguagem simbólica nunca tem apenas uma leitura possível pelo que o mesmo yoga pode manifestar-se de modo  bastante diferente em cada natividade.

Leave a Reply