Ayatnadhanalabha Yoga

cash

Este é mais um yoga de riqueza e forma-se quando os regentes do Ascendente e da  2ª casa estão em receção mútua, isto é quando cada um está colocado no signo que o outro rege: por ex., quando o Ascendente é Caranguejo, a Lua está colocada no signo Leão e o Sol, regente da 2ª casa, está colocado em Caranguejo.

Segundo a definição deste yoga, esta configuração permite que o nativo  ganhe riqueza sem grande esforço.  Este yoga é composto, deste modo, por um Parivartana yoga.  Embora este seja considerado um yoga poderoso, há que ter em conta também a relação entre os dois regentes em causa:  por ex., para o  Ascendente Gémeos, a 2ª casa é ocupada pelo signo Caranguejo, com regência da Lua. E, se Mercúrio mantém uma relação de amizade com a Lua, o mesmo não acontece na relação da Lua com Mercúrio, pois esta é inimiga deste planeta. Assim, a relação de receção mútua entre ambos contém elementos de fricção e desarmonia.  Por outro lado, convém ter em conta  também a situação das casas envolvidas: se uma ou ambas forem afligidas por aspeto de planetas maléficas ou forem ocupadas por planetas maléficos, certamente  que a mera receção mútua dos regentes da 1ª e da 2ª casas não produz os resultados  que seriam de esperar.

Quando a configuração geral do horóscopo é boa e os dois regentes envolvidos no yoga não sofrem aflições, será de esperar que os nativos obtenham  riqueza fácil e em grande quantidade, sobretudo quando estão ativos os períodos dasha ou antardasha dos dois planetas.  Como refere o prof. B. V. Raman, na sua obra 300 Important combinations esta é uma configuração que revela  os «créditos» de algumas pessoas no acesso à riqueza, resultantes do seu karma individual . O acesso à riqueza muitas vezes não tem ligação direta com o trabalho ou o mérito mas é reflexo direto de compensação kármica.  É o caso dos que têm este yoga no horóscopo.

Leave a Reply