Bhratrumooladdhanaprapti Yoga

dinh

Existem duas versões deste yoga:

  1. O regente do Ascendente e o regente da 2ª casa estão conjuntos na 3ª casa e recebem o aspeto de planetas benéficos;
  2. O regente da 3ª casa está colocado na 2ª em conjunção com Júpiter ou recebendo o aspeto deste ou, em alternativa, está conjunto com o regente do Ascendente que tem pontuação alta na força Vaiseshikamsa. Trata-se de uma das «forças» quantitativas que permitem medir a força dos planetas e que pode ser consultada em qualquer software de Astrologia Jyotish, incluindo o programa gratuito «Jaganatha Hora» que recomendamos aos leitores.

Quanto aos seus efeitos, este yoga permite saber se existe uma forte probabilidade de o nativo receber dinheiro através dos irmãos e de outros familiares.  Trata-se, assim, de uma outra variedade de «Dhana Yoga» este especificamente relacionado com o recebimento de riqueza a partir dos irmãos e  de outros parentes. Como será de esperar, a capacidade de produzir efeitos deste yoga depende grandemente da força das casas do horóscopo e dos planetas envolvidos.

Na primeira versão do yoga, a 2ª e a 3ª casas devem estar fortes e sem aflições e os regentes do Ascendente e da 2ª casa devem estar fortes e bem colocados, para além de receberem o aspeto de benéficos. Assim, por ex., para o Ascendente Peixes, que tem Júpiter como regente, a sua colocação na 3ª casa não é muito auspiciosa pois o signo Touro tem regência de Vénus e este é inimigo de Júpiter. A colocação em signo inimigo enfraquece o planeta e diminui a sua capacidade para produzir bons resultados. O mesmo problema aparece para o Ascendente Leão, em que o Sol também fica colocado em signo inimigo no signo de Balança. Esta configuração é também difícil para o Ascendente Gémeos, pois  Mercúrio ficará em conjunção com um planeta seu inimigo- a Lua ,que rege a 2ª casa- embora esteja colocado em signo amigo (Leão). Assim, este yoga não produz os mesmos efeitos para todos os signos Ascendentes e isso deverá ser tido em conta.

Na 2ª formulação do yoga  este torna-se mais difícil de produzir bons efeitos quando o regente da 3ª casa é Mercúrio ou Vénus (Ascendentes Peixes ou Carneiro) pois estes são inimigos de Júpiter e isso faz com que a conjunção das suas energias possa ser problemática em vez de benéfica. O mesmo problema pode aparecer no caso em que o regente da 3ª casa e o regente do Ascendente são inimigos: Ascendentes Aquário, PeixesBalança. Nestes casos, mesmo que se verifique a força Vaiseshikamsa, temos sérias dúvidas sobre a frutificação deste yoga.

Leave a Reply