Efeitos Gerais do Dasa do Sol

cres

Na sua obra Brihat Hora Shastra, Parashara descreve os efeitos do período dasha dos planetas, tendo em conta   certas condições do horóscopo. Ora, como mostrámos no artigo anterior sobre os efeitos dos períodos e subperíodos Vimsottari dasa, a análise destes efeitos deve adaptar-se à configuração do horóscopo individual tendo em conta a casa específica onde se encontra o regente do período dasha e a(s) casa (s) que rege, bem como os aspetos recebidos, etc..Assim, deixamos ao leitor as indicações do sábio fundador da Astrologia Jyotish , alertando que  estas são indicações  gerais que devem ser adaptadas a cada horóscopo para uma interpretação correta. Iremos assim descrever os efeitos gerais de cada período dasa e dos seus subperíodos.

Efeitos Gerais do Dasa do Sol

(Duração de 6 anos)

O sol representa o ego e a individualidade, a vontade pessoal, o pai e as figuras masculinas de autoridade, a liderança, a capacidade de atingir a fama , etc.. Durante o seu período dasa, estes significados serão vividos de algum modo, por meio do significado da casa de colocação do Sol e da casa que este rege no horóscopo.

De acordo com as várias configurações no horóscopo, são os seguintes os efeitos do período dasa do Sol:

  1. O sol está colocado, no horóscopo de nascimento (D-1) no próprio signo, ou no signo de exaltação; está colocado numa casa kendra ou na 11ª casa; está em conjunção ou forma aspeto com o regente da 9ª ou da 10ª casa; está forte nas cartas divisionais.

1.1- Efeitos: durante o dasa do sol o nativo aumenta a acumulação de riqueza e a sua capacidade de influência, podendo ascender a um lugar de liderança em algum cargo institucional ou de governo; torna-se o chefe  executivo de uma empresa, ou instituição, um líder político, de uma organização, etc;. os efeitos sobre o bem estar psicológico serão também positivos, com contentamento geral, autoconfiança  e otimismo acerca de si  mesmo e da realidade.

1.2.Quando o Sol está forte como descrito em 1. e  associado o com o regente da 5ª casa, o período dasa pode permitir que nasça um novo filho; quando está associado com o regente da 2ª casa, haverá um aumento de riqueza, melhoria de status e desenvolvimento de novas competências e conhecimentos; quando está associado com o regente da 4ª casa, a pessoa gozará de muitos confortos e de luxos- pode comprar ou adquirir casa, carro, etc., verá aumentar a sua felicidade e pode ocupar um cargo de posição elevada.

  1. Quando o Sol está colocado na D-1, no signo de debilitação, ou está fraco e colocado na 6ª, 8ª ou 12ª casas; ou quando está colocado em conjunção com o regente da 6ª, 8ª ou 12ª casas ou ainda associado com um planeta maléfico:

Efeitos: Durante o dasa do Sol quando este está enfraquecido como descrito, a pessoa experienciará perda de posição financeira, social e de reputação, sentirá preocupações e ansiedade devido a oposição e inimizade de pessoas influentes sem razão aparente, surgirão, problemas para o pai e tios, eventos inauspiciosos que afetam a vida em geral, falta de paz mental, etc.

Sempre que o sol na posição  de nascimento receber o aspeto de planetas benéficos em trânsito durante o seu dasa, pode haver alguns efeitos benéficos , mesmo quando o  Sol é  fraco mas estres serão de menor importância; sempre que receber o aspeto de planetas maléficos , os efeitos negativos referidos pioram; se o Sol está bem colocado e forte, quando recebe o aspeto de planetas maléficos, estes  são sentidos, mas são  de curta duração.

No próximo artigo falaremos dos resultados dos vários subperíodos do Dasa do Sol.

Leave a Reply