Satrumooladdhana yoga

dhana

Este é mais um yoga que indica aquisição de riqueza, desta vez através dos inimigos.

O yoga forma-se quando o regente da 2ª casa é forte e está conjunto com o regente da 6ª casa (a casa que representa os inimigos) ou com Marte ( o planeta que é karaka ou indicador dos inimigos) e, além disso, quando o regente do Ascendente obtém boa pontuação na força Vaiseshikamsa. Esta força quantifica o número de vezes em que um dado planeta está dignificado (no próprio signo, exaltado ou no signo mooltrikona) nas cartas divisionais. A pontuação obtida deve ser  de pelo menos 3 pontos, para se considerar que esta condição é respeitada. Este fator é importante, pois as cartas divisionais explicitam o alcance da capacidade dos planetas para produzirem os seus bons efeitos e, no caso deste yoga, o regente do Ascendente tem que ser forte para «virar  a sorte do nativo» de modo a que este possa ganhar através dos inimigos que atuam contra ele. Ao invés da conjunção entre o regente da 2ª e da 6ª casa ou Marte, aceita-se também que o yoga se forma quando os regentes da 2ª e da 6ª casa ou Marte estão em aspeto, mas colocados em casas diferentes. Nesta segunda versão, porém, os efeitos do yoga podem ser menos efetivos, a menos que o aspeto entre ambos seja próximo (orbe de 5º para ambos os lados)

Quanto aos efeitos, como dissemos, esta combinação traz riqueza para a pessoa através dos inimigos, deixando entrever que, o que estes fizerem para prejudicar o nativo, acaba por se resolver a favor deste, tanto em termos financeiros como no que se refere ao uso dos recursos  e competências do nativo.

Mais uma vez, a descrição do yoga não diz nada acerca das casas ocupadas pelos planetas em causa, talvez porque a ênfase seja exatamente a da dinâmica entre os planetas envolvidos. No entanto, atrevemo-nos a dizer que o alcance deste yoga não se esgota  na aquisição de dinheiro ou posses materiais mas abrange os restantes significados da 2ª casa que também se refere ao desenvolvimento e aquisição de outros recursos como conhecimentos e desenvolvimento de outras competências. A natureza dos planetas envolvidos e os seus significados também poderá fazer variar os efeitos deste yoga. Uma coisa porém, mantém-se e é que a pessoa com este yoga ganha realmente alguma coisa através dos seus inimigos (e mesmo quando estes procuram ativamente prejudicá-la) e as suas posses, materiais ou espirituais, aumentam à custa desses inimigos.

2 thoughts on “Satrumooladdhana yoga”

  1. Olá, minha segunda casa “escorpião” e sexta casa “peixes” e os regentes de ambas estão na 10 casa. Isso já gera o yoga? Mas não sei dizer a força vaiseshikamsa, pois e libra, e o regente tbm esta na 10 casa junto a eles. Em caranguejo.

    Grato

    1. A configuração dos planetas confere, falta ver apenas a força em causa. Isto é fácil de ver, basta fazer o download gratuito do programa Jaganatha Hora, desenvolvido pelo investigador da Astrologia Jyotish N. S. Rao, que oferece o programa de forma gratuita e introduzir os seus dados como explicamos num artigo do menu «vamos começar». Nesse programa, basta selecionar, quando aparecem os cálculos gerais, o botão «strengths» em baixo; aparece essa força em conjunto com as outras em gráficos e com o resultado para cada planeta. Este terá que ser pelo menos 3 para cumprir os requisitos.

Leave a Reply