Parihasaka Yoga

nnnn

Neste yoga, o regente da divisão navamsa onde está colocado do Sol deve estar forte na força Vaiseshikamsa (como referimos em yogas anteriores, isto é fácil de ver, bastando consultar, para o efeito, o relatório feito pelo software de Astrologia Jyotish- como o gratuito Jaganatha Hora, por ex.,)  e deve estar colocado na 2ª casa.

Este é também um yoga que revela um bom orador, dizendo a tradição que esta pessoa é capaz de desenvolver um discurso espirituoso e bem- humorado. Trata-se, assim, de um  yoga que ajuda certamente os que ganham a vida usando a persuasão e a argumentação baseada na empatia e na capacidade de provocar a adesão dos outros através do humor e da simpatia, como acontece com vendedores, professores, relações públicas, etc.. Este yoga salienta a importância da jovialidade genuína que se opõe à frieza da mera lógica, quando  se trata de ter sucesso nas interações com os outros. Desde há muito que se sabe que a maioria das pessoas é mais facilmente persuadida pelo afeto e pela genuína simpatia do que pela pura e rigorosa lógica racional. Estas qualidades são supérfluas para o cientista ou o matemático mas absolutamente imprescindíveis para o vendedor ou comerciante e para todos os que lidam diariamente com o grande público, assegurando adesão e popularidade junto do público em geral.

Curiosamente, o Sol é o planeta considerado como essencial, neste yoga e não Mercúrio, planeta que representa o discurso e o uso inteligente e espirituoso desse discurso e o poder lógico da argumentação. De salientar também que  é o regente da divisão navamsa onde se encontra o Sol que é determinante na sua colocação, o que mostra bem a importância da navamsa na determinação dos resultados e dos efeitos dos planetas, segundo a Astrologia Jyotish.

Leave a Reply