Efeitos dos Antardasa no Dasa de Marte #3

carr

Antardasa de Mercúrio

Este antardasa dura 12 meses. E, como Mercúrio atinge a maturidade aos 32 anos, o período dá plenos efeitos a partir dessa idade. Para avaliar os seus efeitos, procedemos como habitualmente: temos em conta a colocação de Mercúrio no horóscopo de nascimento, as casas que rege, os aspetos que recebe no horóscopo, os trânsitos que ocorrem para a sua posição natal durante o antardasa, o nº de casas que separam Marte, o regente do dasa, de Mercúrio.

Recorremos mais uma vez à obra fundamental do sábio Parashara que, há milhares de anos estruturou a Astrologia Jyotish nos seus princípios fundamentais. Segundo este autor, quando Mercúrio está colocado numa casa kendra ou trikona a partir do Ascendente, no seu período o nativo associar-se-á a pessoas piedosas, religiosas, ou de bom caráter, fará atos de caridade e terá interesse nisso, verá melhorada a sua reputação, será diplomata e terá acesso a todo os tipo de bens que lhe trarão conforto e darão prazer: comida saborosa, aquisição de veículos, roupas e outros bens, será diplomata na forma de interagir com os outros, verá confirmada a sua posição de liderança pelas autoridades, poderá ter sucesso num negócio ligado à agricultura.

Quando Mercúrio está colocado no signo de debilitação, ou combusto ou colocado na 6ª., 8ª ou 12ª casa, haverá perda de bens, de riqueza e de prestígio e posição, doença cardíaca, problemas com a lei e a autoridade, problemas para o cônjuge e os filhos.

Quando Mercúrio está em conjunção com o regente do dasa, Marte, ou de algum modo associado a ele, haverá antagonismo com as autoridades e o governo, viagens para terras estrangeiras, aumento do número de inimigos, sofrimento devido a doença.

Quando Mercúrio está colocado numa casa kendra ou trikona em relação ao regente do dasa, Marte, ou quando este está exaltado, haverá, no seu antardasa, a realização das maiores ambições, ganhos financeiros e de riqueza, reconhecimento do mérito por parte das pessoas de autoridade, aquisição de muitos bens, incluindo roupas e joias, prazer em ouvir ou tocar música, participação em debates de filosofia e metafísica, obtenção de uma posição elevada com funções de liderança, riqueza para o cônjuge e os filhos, sorte para aumentar as posses e a riqueza.

Porém, se Mercúrio estiver colocado na 6ª, 8ª ou 12ª casa em relação ao regente do dasa ou se estiver associado com planetas maléficos, neste antardasa a pessoa sofrerá difamação, terá pensamentos pecaminosos e um discurso áspero poderá ser alvo de ladrões, poderá sofrer devido a fogo e à autoridade, entrará em brigas com outros sem razão, enfrentará o medo de ladrões armados quando em viagem.

Finalmente, quando Mercúrio rege a 2ª ou a 7ª casa do horóscopo (respetivamente para o Ascendente Leão e Touro (2ª casa) ou Sagitário ou Peixes (7ª casa), durante o seu antardasa poderá haver alguma situação de doença crítica.

Antardasa de Ketu

Este período dura 5 meses e dá resultados plenos aos 48 anos e seguintes, idade de maturação de Ketu. Para avaliar os efeitos deste antardasa temos em conta, além dos aspetos descritos pelo sábio Parashara, a casa onde se encontra Ketu , o nº de casas que o separam do regente do dasa, Marte, os aspetos que recebe na posição natal e os trânsitos que ocorrem para essa posição durante o seu subperíodo. Temos em conta igualmente a casa onde está colocado o planeta que rege o signo onde Ketu está colocado e as casas que este rege.

Durante os períodos de Ketu, alguma coisa ou ser ou memória geralmente liberta-se por «ter perdido o prazo de validade» isto é, por já não corresponder a nenhuma necessidade no desenvolvimento pessoal. Durante este processo memórias ou seres que desempenharam papeis importantes no passado remoto, podem vir ao de cima, na forma de um desejo para restabelecer a ligação que já existiu, pelo conforto que o que é conhecido pode trazer mas, geralmente, ao longo do período, a pessoa descobre que tais reminiscências do passado são matéria inerte e já morta e é preciso deixá-la ir para que um novo processo de rejuvenescimento possa ocorrer. Estes processos são bastante difíceis para algumas pessoas. Devido à característica de Ketu de dissolver as formas materiais, pode haver a separação material de coisas e de seres, incluindo partes do corpo como um apêndice ou mesmo um membro do corpo, seja por cirurgia seja por outra forma. A morte como separação de coisas e de seres é frequentemente experienciada neste antardasa, sobretudo quando o dispositor de Ketu é regente da 2ª ou da 7ª casa.

Segundo Parashara, quando Ketu está colocado numa casa kendra ou trikona, está colocado na 3ª ou 11ª casa ou está associado ou recebe o aspeto de algum planeta benéfico, no começo deste antardasa o nativo receberá alguns ganhos a partir da terra, benefícios das autoridades, ganhos de riqueza financeira e estes aumentarão mais tarde. Verá confirmada a sua posição de autoridade, poderá ter um filho e obterá ganhos de vários tipos que aumentarão a sua riqueza material.

Quando Ketu é um yogakaraka– isto acontece quando Ketu (ou Rahu) está colocado numa casa kendra e está em conjunção ou em aspeto com um planeta que rege uma casa trikona ou kendra ou ainda quando está em conjunção com um planeta que é ele próprio um yogakaraka- e ,além disso, quando Ketu também está forte, o período de Ketu neste dasa traz sorte, o nascimento de um filho quando esse é o desejo, melhoria de reputação, ganho de riqueza financeira a partir do trabalho de subordinados, obtenção de alta posição em cargo governamental, aquisição de roupas e ornamentos, amizade com pessoas altamente colocadas.

Porém, quando Ketu está colocado na 6ª, 8ª ou 12º casa a partir do regente do dasa- Marte- haverá problemas de dentes, perturbações causadas por ladrões e animais selvagens, doença e febre, desentendimentos e brigas.

Quando Ketu está colocado na 2ª ou na 7ª casa, no seu antardasa haverá febre e doença, perda de riqueza financeira, agonia e desgraças.

Antardasa de Vénus

Este antardasa dura 14 meses e dá resultados plenos a partir dos 25 anos, idade de maturação de Vénus. Para avaliar os seus efeitos, procedemos como indicado para o planeta Mercúrio.

Qualquer antardasa de Vénus é geralmente visto como um período benéfico para celebrar o casamento, seja qual for o dasa em que ocorre.

Segundo Parashara, quando Vénus está colocado numa casa kendra a partir do Ascendente, ou está exaltado ou no próprio signo ou quando é o regente do Ascendente, ou da 5ª ou 9ª casa, o seu antardasa permite adquirir um «império», roupas, ornamentos , joias confortos e luxos de todos os tipos, veículos caros, etc..

Quando Vénus está associado com o regente do Ascendente haverá aumento da fortuna, opulência e glória, felicidade para o cônjuge e os filhos.

Quando Vénus está colocado na 5ª, 9ª, na 11ª ou na 2ª a partir do regente do Ascendente, haverá ganho de propriedade, riqueza a partir do trabalho, o nascimento de um filho, compra de casa, terras e outros bens, com a benefício do governo.

Quando Vénus está associado com Saturno, haverá a realização de ações de caridade e de beneficência.

Quando Vénus está colocado na 6ª, 8ª ou 12ª casa a partir do regente do dasa- Marte- ou associado com planetas maléficos, no seu antardasa haverá sofrimento físico, perda de riqueza financeira, tristezas, perigo de ladrões e das autoridades, discussões na família, sofrimento para o cônjuge e filhos, destruição de bens.

Quando Vénus rege a 2ª casa (Ascendentes Carneiro ou Virgem) ou a 7ª casa, (Ascendente Carneiro ou Escorpião) o seu período pode trazer sofrimento físico.

Deixe um comentário