Durmukha Yogas

feio

Este é mais um yoga relacionado com a beleza do rosto, significada pela 2ª casa.  No caso presente,  influências maléficas sobre a 2ª casa revelam um rosto desprovido de beleza.

O yoga tem duas formulações:

  • A 2ª casa está ocupada por planetas maléficos e o seu regente está associado com um planeta maléfico  ou está debilitado;
  • O regente da 2ª casa é um planeta maléfico e está colocado no ponto do horóscopo onde está o Gulika. Em alternativa, o regente da 2ª casa, sendo um maléfico, está colocado num navamsa inimigo ou no navamsa de debilitação em conjunção com planetas maléficos.

Já tivemos oportunidade de fazer referência ao conceito de Gulika, que é também conhecido por Maandi, tal como refere Parashara, na sua obra Hora Shastra embora haja reputados investigadores da Jyotish que distinguem o Gulika e o Maandi . Na Astrologia Jyotish este ponto  foi muitas vezes considerado de modo semelhante a  Rahu e Ketu, como um planeta ou subplaneta sem massa física ; porém,  é mais maléfico do que todos os planetas maléficos. Em termos práticos, corresponde ao segmento do dia ou da noite que tem a regência de Saturno. Tradicionalmente, na Índia, prepara-se muitas vezes uma carta a partir do ponto Gulika tal como se faz a partir da Lua ou do Sol. Os cálculos deste ponto são desnecessários pois qualquer software de qualidade da Astrologia Jyotish- incluindo o gratuito Jaganatha Hora– mostra a localização deste ponto no horóscopo. Quanto aos seus efeitos, são em geral devastadores, salvando-se a situação quando o Gulika está situado numa casa upachaya – 3, 6ª, 10ª ou 11ª. No entanto, só produz bons efeitos, quando aí colocado, se o regente da casa onde está situado e o regente do navamsa ocupada por essa casa  não estão debilitados nem combustos no horóscopo. Em termos gerais, o Gulika destrói todos os significados positivos da casa em que está situado. Convém salientar que, do mesmo modo que o Gulika é o ponto mais maléfico do horóscopo, existe outro, por oposição, com regência de Júpiter, que indica o ponto mais afortunado do horóscopo, Yama Kantaka ou Yama Ghantaka , também apresentado no relatório básico pelo software da Astrologia Jyotish. Este ponto corresponde ao segmento do dia ou da noite que tem a regência de Júpiter.

Os efeitos adversos do Gulika são cancelados se o planeta seu dispositor ou o regente do navamsa onde está colocado o Gulika está numa casa kendra ou trikona ou no próprio signo ou signo de exaltação, produzindo-se, neste caso, um poderoso Rajyoga.

Quando o Gulika  está colocado perto do Ascendente a poucos graus  ou na 1ª casa, toda a carta sofre e muitos yogas auspiciosos perdem o seu poder, incluindo os Raja Yogas. O ponto que fica a 180 º a partir do Gulika- designado por Pramaana Gulika-  é igualmente um ponto muito maléfico no horóscopo. No dasa do planeta regente do Gulika ou do Pramaana Gulika pode haver um efeito fortemente maraka,  trazendo o final da existência e há eventos maléficos .

Quanto aos efeitos destes yogas, tema do nosso artigo,  eles indicam um rosto muito feio ou repulsivo , tendência para a irritabilidade  e zanga fácil. Estes yogas tanto indicam, de acordo com o Dr. B.V. Raman (300 Hundred Important Combinations) alguém que nasceu feio como alguém que fica desfigurado após um certo acidente. Neste último caso,  esse acidente ocorre em geral no período  dasa ou subperíodo do planeta dispositor do Gulika.  O mesmo pode ocorrer  no período dos planetas que estejam em conjunção  com o Gulika, tanto na carta natal como nas divisionais, especialmente a Navamsa.

Leave a Reply