Sumukha Yogas

nat

Apresentamos hoje dois yogas que indicam beleza da face:

  • O regente da 2ª casa está colocado numa casa kendra em conjunção com planetas benéficos ou planetas benéficos estão em conjunção na 2ª casa;
  • O regente da 2ª casa está colocado numa casa kendra que, por sua vez, está ocupada pelo próprio signo ou signo de exaltação e o regente dessa casa kendra deve atingir a «Gopuramsa» isto é, deve ter a força correspondente a estar colocado no próprio signo ou no signo de exaltação em 4 cartas divisionais.

Os leitores notarão que a segunda formulação é mais poderosa do que a primeira pois é mais forte, devendo os efeitos ser correspondentes.

Quanto  aos efeitos , estes yogas revelam que o nativo terá o um rosto atraente e sorridente ou amigável.

A 2ª casa significa a face, a voz e também a visão, em conjunto com a 12ª casa mas é preciso não esquecer, como lembra o Dr. B.V. Raman (300 Importantes Combinações) que, para além destas casas , é preciso ter em conta o planeta karaka e a sua disposição no horóscopo, para além da formação deste yoga. Assim, vê-se por ex., que ,quando o regente da 2ª casa está aflito ou fraco e o mesmo acontece com a 2ª casa, nem sempre todos os aspetos significados pela 2ª casa e o seu regente são afetados. A fraqueza destes elementos nem sempre afeta todos os significados da 2ª casa: uma pessoa pode por ex., ser pouco atraente ao nível do rosto e ter uma bonita voz e capacidade de discurso quando Mercúrio é forte; uma outra pessoa afetada ao nível da visão pode  ter um rosto atraente, etc.. Em cada caso devemos ter em conta o planeta karaka e analisá-lo em conjunto com o yoga e articulá-los entre si numa visão de conjunto.

Como temos dito muitas vezes, é preciso ter em conta sempre a totalidade do horóscopo e das suas interações pois muitas delas modificam o resultado dos yogas que isolamos para melhor analisar e compreender mas que precisamos depois de voltar a unir numa visão global que faz com que todas as indicações que damos na descrição dos yogas sejam sempre gerais.

Leave a Reply