Efeitos Gerais dos Antardasa no Dasa de Mercúrio #1

jov

Antardasa de Mercúrio

Este subperíodo dura 29 meses  e dá resultados mais efetivos após os 32 anos, idade de maturação de Mercúrio. Para avaliar os seus efeitos temos em conta a casa onde Mercúrio está colocado, as casas que rege, os aspetos que recebe na posição de nascimento  e os trânsitos que recebe durante o subperíodo.

Durante o antardasa de Mercúrio pode ocorrer o casamento, se Mercúrio tiver a regência  do navamsa da 1ª ou da 7ª casa e houver um trânsito de Rahu/Ketu para um dos eixos do horóscopo.

Mercúrio pode adquirir características maraka no seu antardasa, quando rege a 2ª (Ascendente Touro ou Leão) ou a 7ª casa ( Ascendente Sagitário ou Peixes).

Segundo Parashara, são os seguintes os efeitos do antardasa de Mercúrio:

Quando Mercúrio está colocado no signo de exaltação ou de algum outro modo bem colocado, o antardasa será um período de aprendizagem e de sucesso na educação, de felicidade por realizar boas ações, de aquisição de joias, roupas e ornamentos, de melhoria na reputação e nome, ganho de riqueza financeira, encontro com pessoas influentes e de poder, ganho de riqueza financeira, felicidade com o cônjuge e filhos.

Quando Mercúrio está colocado no signo de debilitação, ou na 6ª, 8ª ou 12ª casa ou associado com planetas maléficos ou de algum outro modo enfraquecido, traz perda de riqueza financeira ou de bens, desentendimento com a família, doenças de estômago ou dores de estômago, tristeza na realização de deveres para os que trabalham na administração pública.

Quando Mercúrio rege a 2ª ou a 7ª casa (Ascendentes Touro e Leão, Sagitário ou Peixes) o antardasa traz sofrimento do cônjuge, doenças como reumatismo ou problemas de estômago, morte de familiares.

Antardasa de Ketu

Este subperíodo tem a duração de 12 meses e produz resultados mais efetivos aos 48 anos e seguintes, idade de maturação de Ketu. Como habitualmente, para avaliar os seus efeitos temos em conta a casa onde Ketu está colocado, o nº de casas que o separam do regente do dasa (Mercúrio), os aspetos que recebe na posição de nascimento, os trânsitos que recebe e forma durante o período.

Este é em geral um período mais ou menos neutro, sem efeitos muito negativos, embora seja mais difícil quando Mercúrio ocupa a 3ª casa a partir de Mercúrio ou alguma das casas dusthana (6ª, 8ª ou 12ª).  Como acontece com todos os subperíodos de Ketu, há a libertação ou separação em relação a alguma coisa, ser , lugar, função, que deixaram de ser necessários para o crescimento espiritual da pessoa. Isto pode ocorrer na forma de falta de interesse, abandono, separação, apatia, etc.  Normalmente ocorre a separação em relação a seres ou coisas em relação às quais houve um forte apego no passado mas que, no presente, já não contribuem para o desenvolvimento individual.

Quando Ketu está colocado numa casa dusthana – 6ª, 8ª ou 12ª –  podem acontecer efeitos disruptivos mais fortes e difíceis: perda de um membro ou órgão, como sucede na cirurgia; rutura nos relacionamentos devido a divórcio, desentendimento, quebra de confiança, desilusão, etc.; perda de bens, problemas mentais como depressão, apatia, estado mental nebuloso, etc..

Segundo Parashara, são os seguintes os efeitos deste antardasa:

Quando Ketu está colocado numa casa kendra ou trikona e, além disso,  associado com planetas benéficos, ou está em conjunção com o regente do Ascendente, ou com um planeta yogakaraka, ou quando Ketu está colocado numa casa kendra a partir de Mercúrio, regente do dasa, ou na 11ª casa a partir de Mercúrio, o seu subperíodo trará boa forma física, afeto na relação com a família, honras, aumento de posse de bens, sucesso nos objetivos da educação, aumento nos bens de conforto e de luxo, rendimentos provenientes da indústria, melhoria de reputação e de nome, interação com pessoas influentes e bem colocadas na esfera política, algum aumento da riqueza financeira.

Quando Ketu está associado com planetas maléficos na 8ª ou 12ª casa a partir de Mercúrio, regente do dasa, no seu período haverá queda a partir de um veículo, sofrimento de um filho,  perigos vindos do governo , perigo de envenenamento,  associação e desentendimentos com pessoas de condição servil,  sofrimento e doenças, tendência para fazer más ações.

Quando Ketu é corregente da 2ª ou da 7ª casa (quando estas estão ocupadas pelos signos Balança, segundo alguns ou Escorpião, segundo outros) no antardasa haverá sofrimento físico.

Antardasa de Vénus

Este antardasa tem a duração de 34 meses e produz resultados mais efetivos aos 25 anos , idade de maturação de Vénus. Para avaliar os seus efeitos  procedemos como  descrito para os antardasa anteriores.

Qualquer antardasa de Vénus é propício para a realização do casamento, sendo tradicionalmente uma altura benéfica para casar.

Quando Vénus rege a 2ª ou a 7ª casa ( Ascendente carneiro, Virgem), e desde que isso seja confirmado pelo horóscopo, Vénus pode assumir características maraka e indicar o final da existência.

Segundo Parashara são os seguintes os efeitos do antardasa de Vénus

Quando Vénus está colocado numa casa kendra ou na 5ª, 10ª ou 11ª a partir do Ascendente, o antardasa traz aumento de ganhos através de atividades agrícolas ou ligadas à terra, preenchimento dos desejos, através da ajuda dos amigos e de pessoas  influentes, inclinação para fazer boas ações e interesse pelos assuntos espirituais.

Quando Vénus está colocado numa casa kendra , na 5ª, 9ª ou 11ª a partir do regente do dasa  (Mercúrio) haverá aumento substancial da riqueza financeira, influência na comunidade e sociedade, ganhos elevados nos negócios, prontidão para ajudar os outros através de atos de caridade, construção de um reservatório (nos tempos que correm, em que existe água canalizada para a maioria, talvez construção de algum edifício de utilidade pública).

Quando Vénus está fraco e colocado na 6ª, 8ª ou 12ª casa a partir de Mercúrio, o antardasa traz problemas de saúde  como problemas de coração, febres, doença intestinal, sofrimento físico, separação da família. Também produz  difamação.

Quando Vénus rege a 2ª ou a 7ª casa  ( Ascendente Touro e Virgem ou Ascendente Carneiro e Escorpião) no seu antardasa há medo de morte prematura.

2 thoughts on “Efeitos Gerais dos Antardasa no Dasa de Mercúrio #1”

  1. Boa noite

    Meu ascendente é aquário, mercúrio esta na 10 junto com saturno no signo de escorpião, vênus está na 9 em libra ( que é um raja yoga para o meu ascendente) .
    Em maio desse ano entrei no subperíodo de vênus , já estando no dasa de mercúrio, esperei por um bom tempo esse período por causa desse yoga.
    Devido ao que li nesta postagem os efeitos me parecem ser ruins por vênus está na casa 12 a parti de mercúrio. Desde de quando entrei neste período experimentei difamação conforme dito, porém não tive problemas de saúde, talvez por ter júpiter na 1. Mas enfim… O que gostaria de saber e se o fato de vênus ser um yoga para o meu ascendente isso não poderia acarretar algo bom para mim, independente dela esta na 12 a parti de mercúrio?

    1. Infelizmente só uma análise completa do seu horóscopo permite dar uma respsta fiável. Continue empenhada em conhecer os pontos fortes e fracos do seu horóscopo, para encontrar resposta às suas questões.

Leave a Reply