Efeitos Gerais dos Antardasa no Dasa de Mercúrio #2

happ

Antardasa do Sol

Este subperíodo tem a duração de 10 meses e produz resultados mais efetivos aos 22 anos e seguintes, idade de maturação do Sol. Para avaliar os seus efeitos temos em conta, como temos referido, a casa de colocação do Sol, a casa que ele rege , os aspetos que forma no horóscopo, os trânsitos que recebe durante o período e o nº de casas que o separam do regente do dasa, Mercúrio.

Nos subperíodos do Sol o casamento pode ocorrer se o Sol tiver a regência do navamsa da 1ª ou 7ª casa e houver um trânsito de Rahu /Ketu pelos ângulos primários do horóscopo.  O (a) parceiro (a) nestes casamentos é alguém que se afirma pela sua imagem , carisma, qualidades de liderança, teatralidade, podendo ser alguém que ocupe uma posição política ou seja uma figura pública do teatro, desporto, cinema, ou ainda alguém que consegue galvanizar os outros pela inteligência e capacidade de comunicar, tendo geralmente um largo «séquito» de pessoas prontas a segui-lo (a).

Para os signos Ascendentes Caranguejo (regência da 2ª casa) ou Aquário (regência da 7ª casa) o Sol pode assumir características maraka no seu antardasa e indicar o final da existência se isso for confirmado pelo resto do horóscopo.

Segundo Parashara, são os seguintes os efeitos deste antardasa:

Quando o Sol está colocado no próprio signo, no signo de exaltação, numa casa trikona ou kendra,  na 2ª ou 11ª casa, ou no próprio navamsa ou no navamsa de exaltação, no antardasa  haverá  sorte através do benefício das autoridades e felicidade com os  amigos.

Se o Sol receber, durante o antardasa,  um aspeto por trânsito de Marte, haverá aquisição de terra. Se receber o aspeto do regente do Ascendente por trânsito, o nativo terá o conforto de boa comida e boas roupas.

Quando o Sol está colocado na 8ª ou 12º casa a partir do Ascendente ou de Mercúrio, regente do dasa e se ,além disso, está fraco e associado com Marte, Saturno e Rahu, no antardasa haverá medo ou perigo de ladrões,  fogo e armas, problemas de fígado, dores de cabeça, separação dos amigos,  agonia mental.

Quando o Sol rege a 2ª ou 7ª casa, existe o medo de morte prematura.

Antardasa da Lua

Este subperíodo tem a duração de 17 meses e produz resultados mais efetivos a partir dos 24 anos, idade de maturação da Lua. Para avaliar os seus efeitos procedemos como referido para o antardasa do Sol.  No caso da Lua, muitos astrólogos védicos consideram também ser fundamental verificar a colocação e regência do planeta dispositor da Lua (aquele que rege o signo onde a Lua está situada) pois ele influencia decisivamente os efeitos do período lunar.

Dada a ligação da Lua com a dimensão emocional, os períodos da Lua trazem geralmente  experiências  profundas no plano emocional, que variam de acordo com os significados funcionais da Lua no horóscopo (determinados pela análise dos fatores referidos atrás). Aspetos como a estabilidade e a segurança emocional, a relação com as raízes profundas da família e da comunidade de que se faz parte, ligação com a Terra, com a mãe, são alguns dos aspetos que em geral  são trazidos à superfície neste período. Alguma ligação emocional profunda serve de ancoragem para estas aprendizagem .

Nos antardasa da Lua o casamento pode realizar-se, desde que a Lua tenha a regência do navamsa da 1ª ou 7ª casa e exista um trânsito de Rahu /Ketu por um dos eixos primários do horóscopo. O (a) parceiro (a) é em geral alguém com elevada sensibilidade e qualidades parentais e que deseja ter filhos, possuindo uma natureza naturalmente nutridora e protetora.

Para os signos Ascendentes Gémeos (regência da 2ª casa) e Capricórnio (regência da 7ª casa) a Lua pode assumir qualidades maraka no subperíodo, se o resto do horóscopo confirmar.

Segundo o sábio Parashara, os efeitos deste antardasa são os seguintes:

Se a Lua estiver colocada numa casa kendra ou trikona a partir do Ascendente, ou colocada no próprio signo ou signo de exaltação, ou associada com Júpiter ou em aspeto com este, ou quando a Lua está associada com um planeta yogakaraka (segundo Kalyan Verma, um planeta que está colocado numa casa kendra no próprio signo ou no signo mooltrikona ou exaltação, torna-se um yogakaraka. A Lua, desde que cumpra estes requisitos ,é um poderoso yogakaraka para o Ascendente Escorpião pois rege a 9ª casa, a mais auspiciosa do horóscopo) os efeitos serão fortemente benéficos . Estes efeitos serão casamento feliz, nascimento de um filho, ganho de roupas e ornamentos, construção de uma casa nova, acesso a comida doce e agradável,  viagem para o sul, alegria em ouvir música, aquisição de pedras preciosas e pérolas, estudo de assuntos espirituais,  ganho de roupas vindas do outro lado do mar, etc.

Quando a Lua está colocada no signo de debilitação ou em signo inimigo, haverá sofrimento físico.

Quando a Lua está colocada numa casa kendra ou trikona ou na 3ª ou 11ª a partir do regente do dasa (Mercúrio), o seu antardasa trará no início, visita a locais sagrados, paciência, entusiasmo e aumento de riqueza vinda de país estrangeiro.

Quando a Lua está fraca e está colocada na 6ª, 8ª ou 12ª casa a partir do regente do dasa, Mercúrio, o seu período traz perigo vindo das autoridades, do fogo e de ladrões, difamação ou desgraça, perda de riqueza financeira devido à esposa , destruição das terras agrícolas, gado, etc.

Quando a Lua rege a 2ª ou 7ª casa, o seu período traz sofrimento físico.

Leave a Reply