Efeitos Gerais dos Antardasa no Dasa de Saturno #1

 

difc

Antardasa de Saturno

Este antardasa dura 36 meses e produz resultados mais efetivos a partir dos 36 anos, idade de maturação de Saturno. Para avaliar os seus efeitos, procedemos como habitualmente, tendo em conta a posição de Saturno por casa, as casas que rege no horóscopo, os aspetos que recebe na carta natal e os trânsitos recebidos durante o subperíodo.

Em termos gerais, é de esperar um aumento das responsabilidades a nível do trabalho, da vida familiar, da sociedade e uma estruturação mais forte dos aspetos da vida. O período de  Saturno indica um novo ciclo na vida individual e, por isso, pode realizar-se o casamento neste período, se Saturno tiver a regência do navamsa da 1ª ou da 7ª casa e houver um trânsito de Rahu/Ketu para um destes eixos do horóscopo. Este tipo de casamento está sujeito a deveres muitas vezes pesados e é altamente regulado em termos contratuais. Todos os aspetos sociais reguladores envolvendo a posição social, os bens de cada um, os deveres e expetativas de cada cônjuge são regulados e definidos, obedecendo às convenções estabelecidas e que terão que ser cumpridas por ambos. Apesar de não haver lugar, neste tipo de casamento, para o inesperado ou para o lado emocional, para os que têm uma personalidade mais pragmática pode funcionar, desde que aceitem os termos contratuais do casamento e os cumpram. Este tipo de casamento resulta melhor após os 36 anos de idade, altura em que o casamento é, não só realista mas também pode preencher as necessidades dos envolvidos. A fidelidade e  a lealdade são notas dominantes.

Para os Ascendentes Caranguejo e Leão pela regência da 7ª casa e para os Ascendentes Sagitário e Capricórnio pela regência da 2ª casa, Saturno pode tornar-se um planeta maraka no seu período indicando o final da existência, se isto for confirmado pelo resto do horóscopo.

Segundo Parashara, são os seguintes os efeitos deste subperíodo de Saturno: quando Saturno está colocado no ponto de máxima exaltação, ou signo de exaltação, próprio signo, numa casa trikona ou kendra, ou quando Saturno é um planeta yogakaraka (o que acontece para os signos Ascendentes Touro e Balança), neste período haverá aumento da influência e poder sobre uma comunidade, felicidade com o cônjuge e os filhos, aquisição de veículos, ganho de bens de conforto e de luxo como roupas e ornamentos, obtenção de uma posição de responsabilidade em instituição governamental devido a benefício das autoridades políticas, aumento da propriedade de bens imóveis e financeiros.

Quando Saturno está colocado na 6ª, 8ª ou 12º casa, ou está associado com planetas maléficos ou está colocado no signo de debilitação, no seu antardasa haverá medo ou perigo das autoridades, feridas causadas por armas, doença viral, sangramento das gengivas, etc.

Quando Saturno rege a 2ª ou a 7ª casa há perigo de morte prematura devido a adquirir características maraka ( se o resto do horóscopo o confirmar).

A meio do período haverá resultados nefastos relacionados com perigos vindos de ladrões, agonia mental, necessidade de abandonar a terra natal. A última parte do período dasa será positiva.

Antardasa de Mercúrio

Este antardas dura 32 meses e tem efeitos mais efetivos a partir dos 32 anos, idade de maturação de  Mercúrio. Para avaliar os seus efeitos temos em conta, como habitualmente, a casa onde está colocado Mercúrio no horóscopo, as casas que rege, o nº de casas que separam o regente do dasa- Saturno- de Mercúrio, os aspetos que recebe na posição de nascimento, os trânsitos que ocorrem para essa posição durante o seu antardasa.

Como sucede em qualquer período de Mercúrio, pode ocorrer o casamento também neste subperíodo, quando mercúrio rege o navamsa da 1ª ou da 7ª casa e existe um trânsito de Rahu /Ketu para este eixo do horóscopo. Os casamentos realizados neste subperíodo indicam um cônjuge jovem ou com aparência jovem, alguém com competências especiais de comunicação, um escritor, um empreendedor, comerciante ou homem/mulher de negócios, etc.

Este antardasa é um dos mais leves  e descontraídos de todo o dasa de Saturno.

Pela regência da 7ª casa- Ascendentes Sagitário e Peixes– e da 2ª casa – Ascendentes Touro e Leão–  Mercúrio pode assumir qualidades maraka no seu antardasa,  indicando morte prematura, se o resto do horóscopo confirmar.

Segundo Parashara, são os seguintes os efeitos do antardasa de Mercúrio:

Quando Mercúrio está colocado numa casa kendra ou trikona, no seu antardasa o nativo obterá a reverência do público, boa reputação, ganho de riqueza financeira, felicidade material através de prazeres do corpo, aquisição de veículo e outros confortos, bem estar na vida familiar, inclinação para fazer ações piedosas e de caridade, inclinação para a espiritualidade, disponibilidade de alimentos doces e agradáveis.

Quando Mercúrio está colocado na 6ª, 8ª ou 12ª casa a partir do Ascendente ou do regente do dasa- Saturno-, ou associado com o Sol, Marte ou Rahu, no seu antardasa o nativo obterá a liderança de uma comunidade, ganho de riqueza financeira, influência social alargada.

Na parte intermédia e na parte final deste subperíodo o nativo será afligido com doença, fracasso nos seus empreendimentos, ansiedade e sentimento de estar em perigo.

Quando Mercúrio rege a 2ª ou a 7ª casa do horóscopo, o seu anatardasa traz sofrimento físico.

Deixe um comentário