Efeitos Gerais dos Antardasa no Dasa de Saturno #2

hard

Antardasa de Ketu

Este antardasa tem a duração de 12 meses e dá efeitos mais efetivos a partir dos 48 anos, idade de maturação de Ketu. Para avaliar os seus efeitos temos em conta a casa onde Ketu está colocado, os aspetos que recebe na sua posição natal, o nº de casas que o separam do regente do dasa, Saturno e os trânsitos que recebe durante o subperíodo. Vemos tudo isso também (incluindo a casa onde está colocado e as casas que rege) para o planeta regente do signo onde está colocado Ketu.

Dadas as características tanto de Saturno, regente do dasa, como de Ketu, este antardasa pode apresentar experiências dolorosas relacionadas com separação e corte de laços, a par com um  sentimento de isolamento e de abandono. Sobretudo os nativos mais emocionalmente responsivos podem ter agora um período difícil para o seu equilíbrio emocional e psíquico pois os laços que os tornam emocionalmente dependentes podem romper-se com o consequente sentimento de vazio. Alguma desorientação e insegurança podem ser o mote geral durante este subperíodo. Para os que se agarram a laços que vêm do passado e criaram dependências das quais têm dificuldade de se libertar ou não querem libertar-se, este pode ser um período muito desafiador.

Os que têm Ketu numa casa dusthana- 6ª, 8ª ou 12ª- este pode ser um período particularmente difícil, de corte ou separação a todos os níveis: pode haver necessidade de cirurgia com perda de  membro ou alguma parte do corpo, divórcio, quebras contratuais, expetativas frustradas, perda de bens materiais, incapacidade mental momentânea para agir de forma racional e objetiva,depressão ou outros problemas de ordem mental, etc.

Nos aspetos espirituais do desenvolvimento, porém, Ketu pode, no dasa de Saturno, acentuar o desenvolvimento de características de desligamento em relação ao mundo material: ascetismo, maior compreensão dos objetivos reais da existência, surgimento de um sentimento de aceitação do ritmo cósmico deixando de lutar contra o que acontece.  Quando a distância entre Saturno e Ketu é de duas casas kendra ou trikona (4-10; 5/9) o sofrimento trazido por este período é minorado, tanto a nível mental ou psíquico- a pessoa deixa de se sentir completamente desenraizada e sem sentimentos de pertença a  um padrão de vida , lar ou país e , no plano físico, as experiências tornam-se também mais fáceis, sendo as experiências deste período maioritariamente sentidas  no plano psicológico.

Este é um antardasa particularmente nefasto, também segundo a tradição.  Segundo Parashara, mesmo quando Ketu está colocado no seu signo de exaltação, ou próprio signo, ou num signo benéfico, ou numa casa trikona ou kendra (a partir do Ascendente) ou está associado com ou recebendo aspeto de planetas benéficos, no seu antardasa haverá  perda de posição, perigos vários, pobreza, sofrimento, necessidade de se deslocar de forma forçada para  um país estrangeiro.

Quando Ketu está associado com o regente do Ascendente, no começo do antardasa haverá ganho de riqueza financeira, diversão, atividades que são agradáveis espiritualmente.

Quando Ketu está colocado numa casa kendra ou trikona ou na 3ª ou na 11ª a partir do regente do dasa– Saturno- haverá aumento de coragem e de força física, pensamentos religiosos ou espirituais, encontro benéfico com autoridades e membros do governo e todo o tipo de  alegrias.

Quando Ketu está colocado na 8ª ou na 12ª casa a partir do Ascendente ou do regente do dasa – Saturno- haverá medo de morte prematura, febre fria, comida desagradável, feridas e doenças, separação do cônjuge e filhos, perigos de ladrões.

Quando Ketu está colocado na 2ª ou na 7ª casa, o seu antardasa traz sofrimento físico.

Antardasa de Vénus

Este período dura 38 meses e tem resultados mais efetivos a partir dos 25 anos, idade de maturação de Vénus. Para avaliar os seus efeitos temos em conta a casa onde se encontra colocado Vénus, as casa que rege, o nº de casa que o separam do regente do dasa- Saturno-, os aspetos que recebe na posição de nascimento e os trânsitos para essa posição durante o subperíodo. Alguns autores consideram igualmente importante analisar as casas que  Vénus rege contadas  também a partir da Lua.

Os períodos de Vénus enfatizam a importância dos relacionamentos, alianças e parcerias, interesse por artigos de luxo, conforto e beleza, arte, etc.. Uma outra experiência comum no antardasa de Vénus é o casamento, que pode ocorrer neste período , um dos mais felizes para esse evento.

Os Ascendentes  Capricórnio e Aquário podem ter resultados particularmente felizes, devido ao facto de Vénus ser um planeta yogakaraka para estes Ascendentes.

Apresentamos em seguida a explicação do sábio Parashara para os efeitos deste antardasa:

Quando Vénus está colocado numa casa kendra, trikona ou na 11ª  ou está associado ou recebe o aspeto de planetas benéficos, no seu antardasa pode esperar-se casamento, nascimento de um filho, ganho de riqueza financeira, bem estar na família, boa saúde, influência social, honras das autoridades, aquisição de objetos de luxo e de conforto, diversão e alegria, aquisição de roupas e ornamentos, etc.

Quando Vénus está colocado na 6ª, 8ª ou 12ª, ou no signo de debilitação ou está combusto, haverá perda de posição, sofrimento para o cônjuge feminino, agonia mental, desentendimentos com os que são próximos.

Quando vénus está colocado na 10ª ou 11ª casa ou numa casa kendra a partir do regente do dasa- Saturno- no seu antardasa haverá a realização de desejos e ambições, ações de caridade e inclinação espiritual, felicidade com o cônjuge e filhos, interesse pela sabedoria espiritual, pela arte e poesia.

Quando Vénus está colocado na 6ª, 8ª ou 12ª casa a partir do regente do dasa, Saturno, haverá problemas nos olhos, febre, problemas nos dentes e no coração, dores nos braços, perigo de afogamento ou de queda, desentendimentos com irmãos e membros da autoridade, má conduta.

Quando Vénus rege a 2ª ou a 7ª casa do horóscopo, no seu antardasa haverá sofrimento físico.

Nota importante, durante este antardasa, quando o trânsito de Júpiter é favorável, haverá um golpe de fortuna, com aumento e crescimento de bens e propriedade.

Quando igualmente o trânsito de Saturno é favorável, produz  o efeito de Rajyoga .

4 opiniões sobre “Efeitos Gerais dos Antardasa no Dasa de Saturno #2”

  1. os efeitos de gulika podem ser diminuidos em casas como a 12? Li que se o regente da casa onde esta estiver exaltado seus efeitos maleficos diminuem.

    1. isso é verdade pois o planeta que rege o signo onde se encontra o Gulika ou planeta sombra (upa-graha) é o dispositor , influenciando a ação deste planeta sombra. Mas, como nota o Dr. B.V. Raman uma das grandes autoridades da Astrologia Jyotish, os antigos livros da Jyotish não têm referência a este planeta sombra, que tem, contudo, referência alargada nos livros Tamil. A sua influência é, no entanto, real.

Deixe um comentário