Efeitos Gerais dos Antardasa no Dasa de Saturno #4

hope

Antardasa de Rahu

Este subperíodo dura 34 meses e dá resultados mais efetivos a partir dos 48 anos, idade de maturação de Rahu. Para avaliar os seus efeitos  temos em conta a casa onde se encontra colocado Rahu, a distância  por nº de casas entre Rahu e Saturno, os aspetos recebidos para a posição de nascimento de Rahu e os trânsitos durante o subperíodo. Vemos ainda tudo isso para o planeta dispositor de Rahu ( o que rege o signo onde Rahu está colocado).

Saturno representa  a estruturação da vida de acordo com as regras estabelecidas e o respeito por essas regras, enquanto que Rahu é o elemento que rompe, por princípio, com todas as regras, procurando a satisfação imediata  e livre dos seus desejos. Assim, este pode ser um período muito desafiador, no qual existe algum confronto entre o que se deseja e se considera legítimo obter e os atrasos ou negação disso por parte das regras vigentes. Assim, um período de tensão, frustração e revolta individual pode acompanhar este período produzindo considerável  stress a todos os níveis. Pode acontecer que, para se libertar da imposição de regras que consideram ser inadmissíveis por não terem em conta os seus próprios interesses, que sejam levados a «contornar» essas regras e leis, usando truques, expedientes de vária ordem para alcançar o que pretendem. Sendo um impostor nato, Rahu consegue disfarçar os seus intentos e maquinações sob uma capa de aparente irrepreensibilidade   mas, em geral no final acaba por ser descoberto  e perde tudo o que conquistou por meios ilegais ou ilegítimos segundo as regras de Saturno. Isto não acontece , no entanto, se Rahu está bem colocado por signo e casa e se o seu dispositor (planeta que rege o signo onde se encontra colocado) também estiver forte, situação na qual a ambição e esperteza de Rahu consegue levar a melhor.

Sendo um período desafiador, torna-se mais intenso para os nativos que têm Rahu colocado na 3ª, 6ª , 8ª ou 12ª casa a partir de Saturno.

Durante o antardasa de Rahu o casamento pode ocorrer se Rahu tiver um aspeto por trânsito para o eixo 1-7 do horóscopo. Os casamentos realizados neste período são gerados pela impulsividade mas também por objetivos bem definidos e o cônjuge vem em geral de um outro ambiente social ou cultural podendo ser estrangeiro, ter outra religião ou classe social, ser de «raça» diferente,  etc. .

Tem sido constatado que, com frequência, este subperíodo tem características maraka, trazendo a morte do nativo ou de alguém próximo, muitas vezes em circunstâncias  violentas.

Damos a explicação dos efeitos deste antardasa segundo o sábio Parashara:

Quando Rahu não está colocado no seu signo de exaltação (como temos dito várias vezes, não há acordo absoluto entre os astrólogos védicos sobre qual é este signo: enquanto uns consideram que Gémeos é este signo, outros – e concordamos com esta posição- afirmam que esse signo é Touro) ou em alguma outra boa posição (no que se refere aos signos são boas colocações para Rahu Virgem, Aquário e segundo alguns autores, também Carneiro ou Caranguejo. São maus signos Sagitário  Escorpião. Quanto à posição por casa, a 6ª e a 10ª são as melhores, seguindo-se a 3ª e 11ª e também a 2ª). Se Rahu não está em nenhuma destas situações, os resultados do antardasa  são: brigas, antagonismo com familiares próximos e em especial com os filhos, sofrimento físico e mental,  perigo de doença, despesas desnecessárias, problemas com as autoridades governamentais, como as que estão ligadas aos impostos, perda da casa e de terras e outros bens, viagem forçada para país estrangeiro.

Quando Rahu está associado com o regente do Ascendente ou conjunto com um planeta yogakaraka, ou está colocado no signo de exaltação, próprio signo, numa casa kendra ou na 11ª casa a partir do Ascendente ou de Saturno, regente do dasa, neste antardasa o nativo experiencia, no início do período aumento das propriedades agrícolas, alegria e diversão e aumento de riqueza financeira, aumento da posse de bens, bem estar na família e inclinação espiritual ou religiosa e a meio do período haverá cordialidade na relação com instituições políticas e governamentais e felicidade causada pela relação com amigos.

Quando Rahu está colocado nos signos Carneiro, Touro, Virgem, Caranguejo, Sagitário , Peixes o antardasa trará aquisição de veículos, roupas luxuosas, opulência e glória, relações cordiais com o poder político (instituições da administração pública).

Quanfo Rahu está associado com o regente da 2ª ou da 7ª casa o seu subperíodo trará sofrimento físico.

Antardasa de Júpiter

Este é o antardasa que fecha o mahadasa de Saturno. É assim um chid-dasa, no qual se dá o corte de alguns apegos que impedem o avanço pessoal e se faz o fechamento do ciclo, com superação e perdão dos assuntos porventura pendentes. Este subperíodo tem a duração de 30 meses e dá resultados mais efetivos a partir dos 16 anos, idade de maturação de Júpiter. Para avaliar os seus efeitos temos em conta, como habitualmente, a casa onde se encontra colocado Júpiter, as casas que ele rege, o nº de casas que o separam de Saturno, regente do dasa, os aspetos que recebe na posição de nascimento, os trânsitos que ocorrem durante o período.

Com este antardasa, lentamente o otimismo e alguma esperança reentram na vida dos nativos que, durante os 16 anos e meio anteriores do dasa de Saturno experienciaram restrições de vária ordem e foram obrigados a confrontar-se com as limitações da vida material e do seu karma. Este é um período em que cada um aprende a perdoar os seus próprios erros e limitações  e os dos outros, abandonando a rigidez de ferro das regras saturninas e se liberta, desse modo, de toda a «ganga» velha de ressentimentos, ódios ,intransigência , etc.. O período dasa de Saturno obriga os nativos a «ajoelhar-se» com humildade perante uma massiva quantidade de regras e experiências restritivas que não controlam , que  atrasaram ou negaram a satisfação dos desejos, ambições e necessidades pessoais; agora, no final deste período , finalmente abre-se novamente a  janela da esperança e a possibilidade de, após interiorizar uma nova compreensão de si mesmo e da realidade, transformar as experiências vividas no período de Saturno em base para um novo patamar de aprendizagem essencial. Há, deste modo, um restaurar das condições não restritivas da existência durante este antardasa. No entanto, esta melhoria geral nas condições da existência é sentida de forma  gradual e é menos ativa para os que têm Ascendente Caranguejo ou  Ascendente Balança, para os quais há uma melhoria menos acentuada durante este último antardasa e há ainda, com frequência, situações de doença física e/ou de antagonismo nas interações com os outros. Para todos, no entanto, este é sem dúvida um período em que a vida se torna pelo menos um pouco mais fácil e menos restritiva a todos os níveis.

Neste antardasa, como em qualquer outro de Júpiter, pode ocorrer o casamento, desde que Júpiter tenha a regência do navamsa da 1ª ou da 7ª casa e haja um trânsito de Rahu/Ketu para este eixo da natividade. O cônjuge, sobretudo o masculino, indicado por este casamento, pode ser um filósofo, sábio ou professor, com elevados valores e nobreza de caráter, inclinação religiosa ou espiritual, com características positivas para desempenhar a função de pai e de marido dedicado.

Sendo este um chida-dasa ou período de fechamento, este antardasa pode dar a Júpiter poderosas características de planeta maraka, trazendo o final da existência, quando rege a 2ª ( Ascendente Aquário ou Escorpião) ou a 7ª casa ( Ascendente Gémeos ou Virgem)  pois neste caso o ímpeto para cortar todas as ligações é muito forte.

Quando Júpiter está colocado no signo de exaltação ou no próprio signo ou está colocado em conjunção com o regente do Ascendente ou numa casa kendra ou trikona o antardasa trará sucesso em todas as áreas de vida, bem estar na família, aquisição de veículos e roupas, ornamentos e joias, felicidade com o cônjuge e os filhos, respeito dos outros, associação com pessoas sábias, afeto pelos professores e pessoas de conhecimento ou gurus, devoção espiritual ou religiosa.

Quando Júpiter está colocado no signo de debilitação , ou associado com maléficos, ou está colocado na 6ª, 8ª ou 12ª casa, o antardasa traz perdas financeiras, morte de pessoas próximas, fracasso nos projetos, antagonismo com as autoridades políticas  e administrativas, doença, viagem forçada para país estrangeiro.

Quando Júpiter está colocado na 2ª, 5ª, 9ª ou 11ª casa ou está colocado numa casa kendra com o regente do dasa, Saturno, o antardasa trará opulência e glória, felicidade para o cônjuge, ganhos através de instituições governamentais, conforto de boa comida e  boas roupas, reputação e fama no país, ações de caridade e propensão para a espiritualidade ou religião, respeito e gosto  pela sabedoria tradicional.

Quando Júpiter está fraco e colocado na 6ª, 8ª ou 12ª casa a partir do regente do dasa, Saturno, o antardasa trará brigas e antagonismo com a família, perda de posição, agonia mental,  perdas financeiras nos empreendimentos e também devidas ao pagamento de multas impostas pelo governo ou taxas e impostos, aprisionamento, sofrimento par ao cônjuge e filhos.

Quando Júpiter é o regente da 2ª ou da 7ª casa, no antardasa haverá sofrimento físico e agonia, e pode acontecer a morte do nativo ou de algum membro da família. (se o resto do horóscopo confirmar).

Deixe um comentário