Sodaranasa Yoga

irma

Este é um yoga desafortunado para os que gostariam de ter irmãos. Forma-se quando Marte e o regente da 3ª casa estão colocados na 8ª casa, 3ª, 4ª ou 7ª  e recebem o aspeto de planetas maléficos.

O resultado é que o nativo ou não terá irmãos ou terá poucos irmãos.  Os leitores devem ter em conta que esta configuração e os seus resultados foram estabelecidos numa época em que não ter irmãos ou ter poucos irmãos era uma tragédia pois não havia «braços» extra com os quais partilhar as muitas tarefas distribuídas no contexto da economia familiar. Devido ao índice de mortalidade  infantil elevado o costume era cada família ter muitos filhos, o que hoje, com a mudança de estilos de vida não se verifica sendo, por isso, este um yoga cujos efeitos não perturbam a maioria dos leitores do nosso tempo que, muitas vezes por decisão própria, não têm filhos ou, quando muito, têm um, não vendo isso como infortúnio. Sinal dos tempos e da tecnologia que diminuiu a importância do «número de braços» disponíveis para realizar tarefas!

Comentando este yoga, o Dr Raman (300 Important Combinations) lembra que a 3ª, casa, Marte e o regente da 3ª casa são os significadores dos irmãos e, por essa razão, os 3 fatores devem ser favoráveis, estando fortes e bem colocados para garantir sucesso em relação aos irmãos. E isso é indesmentível. Por ex.  se o regente da 3ª casa está na 8ª casa , a mais maléfica, isso indica que todos os irmãos serão perdidos, talvez por morte prematura. No entanto, o Dr. Raman  confessa não entender muito bem porque é que a 4ª casa seria  uma má colocação para o regente da  3ª ou da 4ª casa.  A colocação de Marte na 7ª casa, sendo considerada maléfica e originadora do dosha de Marte é, no entanto, na opinião de B. V. Raman, menos má do que a colocação na 8ª casa. Compreende-se em parte a consideração de que a presença de Marte, como karaka dos irmãos e, por isso, da 3ª casa, não está muito bem colocado nesta casa, uma vez que o karaka , segundo a tradição, não deve ocupar a casa da qual é o significador. Mas, sendo esta uma casa upachaya, não se pode dizer que Marte, que significa outras coisas, além dos irmãos, esteja mal colocado.  Assim, na opinião deste eminente investigador da Astrologia Jyotish, a fundamentação deste yoga talvez devesse restringir-se à presença de Marte e do regente da 3ª casa na 8ª casa e, porventura também, nas restantes casas dusthana- 6ª e 12ª – tal como referem outras fontes sobre este yoga e, adicionalmente , além de estarem colocados nessas casas, também recebem o aspeto ou estão em conjunção com planetas maléficos.

Constata-se ainda que, em todas as formulações deste yoga, não basta a colocação de Marte e do regente da 3ª casa numa das casas referidas, é preciso que, adicionalmente, recebam aspetos ou estejam em conjunção com planetas maléficos.

Leave a Reply