Efeitos Gerais dos Antardasa no Dasa de Mercúrio #3

 

mar

Antardasa de Marte

Este período tem a duração de 12 meses e produz resultados mais efetivos a partir dos 28 anos, idade de maturação de Marte. Para avaliar os seus efeitos, temos, como habitualmente em conta a casa onde se encontra colocado Marte, as casas que rege, o nº de casas entre Mercúrio, regente do dasa e Marte, os aspetos recebidos na posição de nascimento, os trânsitos durante o período.

Segundo o sábio Parashara, são os seguintes os efeitos deste antardasa:

Quando Marte está colocado no próprio signo, signo de exaltação, numa casa kendra ou trikona, associado com o regente do Ascendente, o seu antardasa traz  bem-estar e felicidade na família com o apoio das autoridades, aumento dos bens, recuperação de bens e poder perdidos anteriormente, nascimento de um filho, felicidade com o cônjuge, aumento de bens de natureza agrícola, gado, terras, veículos e alegria ou  satisfação.

Quando Marte está colocado na 8ª ou 12ª casa e recebe um  aspeto ou está em conjunção com planetas maléficos, o período traz  sofrimento físico e agonia mental, obstáculos aos empreendimentos, perda de riqueza financeira,  sofrimento devido a feridas, perigo de armas, febre, gota.

Quando Marte está colocado numa casa kendra ou trikona, ou na 11ª casa a partir do regente do dasa (Mercúrio) e recebe o aspeto de planetas benéficos, o antardasa traz ganho de riqueza financeira, nascimento de um filho, felicidade física, relacionamento afetuoso com os membros da família.

Quando Marte está associado com planetas maléficos na 8ª ou 12ª casa a partir do regente do dasa, haverá sofrimento, perigos vindos dos parentes, ira dos governantes , fogo e  antagonismo com um filho.

Quanto aos efeitos globais deste antardasa, no início do período    haverá perda de posição; na parte intermédia haverá recuperação financeira e alegria; na parte final haverá perigo das autoridades e perda de  riqueza financeira.

Quando Marte rege a 2ª (Ascendente Peixes e Balança) ou a 7ª casa (Ascendente Touro ou Balança), há perigo de morte prematura.

Antardasa de Rahu

Este período tem a duração de 31 meses, dando efeitos mais efetivos a partir dos 48 anos, idade de maturação de Rahu. Para avaliar os seus efeitos, temos em conta o que referimos para o antardasa de Marte  mas também consideramos a colocação do planeta que rege o signo de colocação de Rahu e as casas que este rege pois o antardasa dará efeitos da casa onde Rahu está colocado e da ou da (s) casa (s) que o dispositor de Rahu rege.

Neste período é de esperar que haja um aumento de viagens curtas, envolvimento em projetos, conferências, desejo de comunicar, estabelecimento de relacionamento com base no companheirismo, no desejo de fazer parte de grupos que funcionem como irmãos,  viajando juntos, comunicando ininterruptamente, brincando e divertindo-se uns com os outros.

Se Rahu e o planeta que rege o signo em que está colocado estiverem bem colocados no horóscopo, pode haver, no antardasa, ganho de status. Pode haver uso fraudulento do discurso e das capacidades intelectuais para subir na vida.

Neste antardasa pode dar-se o casamento, desde que haja um trânsito de Rahu/Ketu pelos ângulos do horóscopo (casas kendra). Tais casamentos têm a marca do exotismo, é não convencional, impulsivo, etc.. O cônjuge pode ter raízes culturais diferentes, pode ser estrangeiro, ter uma religião diferente e são essas diferenças que o tornam tão atrativo.

Quando Rahu é corregente da 2ª ou da 7ª casa, pode assumir qualidades maraka e indicar o final da existência no antardasa, se o resto do horóscopo o confirmar.

O sábio Parashara descreveu como segue os efeitos deste antardasa:

Quando Rahu está colocado numa casa kendra ou trikona, ou está colocado no signo Carneiro, Touro, Virgem ou Aquário, o antardasa produz boa reputação, respeito das autoridades, ganho de riqueza financeira, visita a lugares sagrados, reconhecimento, ganho de roupas e ornamentos, ações espirituais e de caridade. Porém, no início do período haverá alguns maus efeitos, que melhorarão depois.

Quando Rahu está colocado na 3ª, 8ª, 9ª ou 11ª casa, no antardasa haverá oportunidade de encontro ou de  conversações com as mais altas autoridades do governo. E, se Rahu receber um aspeto positivo, o nativo terá oportunidade de visitar um novo chefe do governo.

Quando Rahu está colocado na 8ª ou 12ª casa a partir do regente do Ascendente (Mercúrio) e associado com planetas maléficos, o antardasa traz a pressão de muito trabalho duro para os que trabalham na administração pública, perda de posição, medos, aprisionamento, doença, problemas cardíacos, agonia para si próprio e para  a família , perda de reputação e de riqueza.

Quando Rahu está colocado na 2ª ou na 7ª casa, haverá medo de morte prematura no antardasa.

 

 

Leave a Reply