Sapthasankhya Sahodara e Parakrama yogas

corag

Sapthasankhya Sahodara yoga

Este yoga forma-se quando o regente da 12ª casa está em conjunção com Marte enquanto a Lua está colocada na 3ª casa em conjunção com Júpiter. A Lua e Júpiter não devem receber o aspeto nem ter qualquer associação com Vénus.

Quanto aos resultados, este yoga indica que o nativo terá 7 irmãos.

No seu comentário a este yoga B. V. Raman (300 Important Combinations) nota que o interesse deste yoga se deve ao facto de hoje em dia ser raro alguém ter um número elevado de irmãos, lembrando que as indicações no horóscopo sobre os irmãos apoiam-se em geral no número de navamsas que têm a regência do planeta cujo signo ocupa a 3ª casa, ou de Marte, o planeta karaka (significador) dos irmãos. Tradicionalmente determinava-se  quantos e quais destes irmãos sobreviveriam, vendo quantos planetas benéficos tinham a regência dos navamsas,  contados a partir do primeiro navamsa até àquele  que é  ocupado pelo planeta regente da 3ª casa.

Nos nossos dias, estes yogas são mais uma curiosidade do que uma ferramenta de primeira utilização, atendendo ao papel da ciência na manipulação dos processos de fecundação e às técnicas que permitem uma percentagem de  sobrevivência que não era possível no mundo antigo, quando estes yogas foram compilados e que, por isso, eram considerados da maior importância.

Parakrama yoga

Este é mais um yoga  envolvendo a 3ª casa mas num outro aspeto que esta significa: a coragem. Forma-se quando o regente da 3ª casa ocupa um navamsa benéfico recebendo o aspeto ou estando em conjunção com planetas benéficos, ao mesmo tempo que Marte , o planeta karaka da 3ª casa, está colocado num signo benéfico.

Quanto aos efeitos deste yoga, ele mostra que o nativo será muito corajoso, isto é, a pessoa mantém o sangue frio e a cabeça fria quando em situações de perigo, sendo capaz de tomar decisões equilibradas e sensatas.

Quando o regente da 3ª casa ou o seu karaka (Marte) estão colocados em navamsas maléficos o nativo torna-se uma pessoa indecisa e pouco corajosa.

Leave a Reply