Bandhu Pujya Yogas

amigos

Encontramos dois yogas com esta designação:

  • O regente da 4ª casa deve ser um planeta benéfico e receber o aspeto de outro planeta benéfico e, além disso, Mercúrio deve estar colocado no Ascendente;
  • A 4ª casa ou o regente da 4ª casa deve receber o aspeto ou estar associado com Júpiter (por ex., pela colocação de Júpiter nesta casa).

Quanto aos efeitos, a tradição considera que este yoga torna a pessoa respeitada por amigos e familiares. Segundo o Dr. B. V. Raman, (300 Important Combinations) há que notar uma pequena diferença entre as duas configurações, a saber: a primeira  confere respeito por parte dos familiares e a segunda indica que a pessoa é amada pela família. Indiretamente, como bem nota B. V. Raman, os yogas revelam  que a pessoa tem qualidades que merecem a estima , respeito ou amor dos que a conhecem mais de perto e tais qualidades ligam-se certamente com um bom caráter, generosidade, etc..

Note-se que a primeira configuração é menos frequente do que a segunda pois aplica-se apenas aos  Ascendentes Carneiro, Gémeos, Caranguejo, Sagitário e Peixes A segunda é mais ampla, sendo por isso mais frequente.

A 4ª casa é  a casa que representa o nosso ambiente doméstico, bem como a felicidade subjetiva e, quando recebe  o aspeto ou a colocação de Júpiter, o planeta mais benéfico, ou outro planeta benéfico como por ex., Vénus, não apenas produz os efeitos referidos pelos yogas de que estamos a falar como ajuda o indivíduo a sentir-se feliz  e a ter um ambiente de vida  harmonioso. Beneficia, além disso, as áreas de vida representadas pela 4ª casa: posse de uma boa casa, veículos, um bom emprego,(pelo aspeto que lança para a 10ª casa),  uma educação cuidada.

É claro que, como em todos os aspetos do horóscopo, os yogas devem ser analisados tendo em conta o conjunto de todas as configurações do horóscopo pois este funciona como um todo dinâmico, influenciado pelas partes mas sem que nenhuma destas funcione isoladamente. Assim, se a 4ª casa e/ou o seu regente ou Júpiter (segunda configuração) receberem também o aspeto de algum planeta maléfico ou estiverem associados com algum planeta maléfico, os bons efeitos do yoga serão reduzidos.

Os efeitos deste yoga, como habitualmente, fazem-se sentir no período dasa/antardasa dos planetas envolvidos e, em menor grau, quando esses planetas em trânsito passam na sua posição de nascimento.

Leave a Reply