Efeitos Gerais do Dasa de Vénus

jant

O Dasa de Vénus é o mais longo de todos, tendo a duração de 20 anos. Este é um período para procurar o prazer e desenvolver a dimensão da sensualidade, da união com um (a) parceiro (a). O prazer e a satisfação são palavras chave de Vénus, bem como a beleza e a procura de beleza, tanto no  plano interno como externo e este é o período privilegiado para se rodear destes aspetos da existência.  Assim, o longo período de Vénus oferece a oportunidade para estabelecer um equilíbrio interno e externo em relação a tudo o que nos dá prazer e faz sentir felizes.  E tal equilíbrio é bem difícil, pois o ser humano é presa do desejo e dos sentidos, tendo dificuldade em resistir a tudo o que «sabe bem» ou lhe dá prazer, não sabendo muitas vezes parar, quando isso que lhe dá prazer- seja a nível físico, emocional ou intelectual-  e , por vezes, também lhe faz mal.

Assim, na aparente frivolidade do contexto de Vénus ,uma aprendizagem muito séria está em ação ao longo de todo este Dasa: aprender que nem sempre «saber bem» ou «dar prazer» é correspondente a «ser bom» ou «o que é melhor» para nós. Pois, como bem notou o sábio grego Epicuro, tudo o que vem em excesso se torna no seu oposto e mesmo aquilo que «sabe bem»  deixa de poder ser saboreado quando é em excesso. Assim, encontrar a «justa medida» na procura de tudo o que aparentemente nos faz felizes é um conjunto de lições fundamentais de toda a existência humana. Porque «viver bem»  não é sinónimo de uma incansável procura de prazeres, que deixam embotados os sentidos. A disciplina de saber quando e como parar na procura desenfreada dos bens de fruição sensorial é um controlo fundamental de todo o desenvolvimento humano que aspira , quanto mais não seja, a uma vida saudável. O corpo  também exige regras e equilíbrio e é  o primeiro portal para o desenvolvimento da alma.

Parashara descreve  do seguinte  modo os efeitos deste dasa :

Quando Vénus está colocado no próprio signo, no signo de exaltação ou numa casa kendra ou trikona, o seu Dasa permite a aquisição de roupas elegantes e luxuosas, ornamentos, terras, veículos, gado (esta era uma referência fundamental nos tempos antigos, na atualidade mantém-se para os que vivem da exploração agrícola e, para os restantes , provavelmente indica maior bem estar , abundância de comida, etc.); os nativos terão ainda ao seu dispor comida agradável ao seu paladar, de forma mais frequente e abundante, com acesso a doces (nada aconselhável, dizemos nós, dados os efeitos devastadores sobre a figura e a saúde). É de notar que, em tempos idos, o sabor doce não estava ao alcance de todos nem todos os dias, daí a importância deste prognóstico pelos sábios, pois era visto como um enorme privilégio, pelo menos até se ter visto como as «bocas reais» ficavam sem dentes  e as figuras «cresciam» com obesidade e outros problemas de saúde como a diabetes. Voltando ao sábio Parashara, os nativos ainda podem contar com maior reconhecimento do seu valor pelas mais altas autoridades e terão oportunidade de sentir prazer com atividades de diversão como dança, música, etc.

Quando Vénus está colocado no seu signo mooltrikona (entre 0º e 10 º do signo Balança), no seu dasa o nativo aumentará grandemente o seu poder e influência; adquirirá uma casa, verá nascer filhos ou netos, celebrar-se-á um casamento na família, obterá uma posição elevada de direção/chefia, gozará do prazer da visita de amigos, recuperará riqueza perdida anteriormente, ou propriedade ou posição.

Quando Vénus está colocado na 6ª, 8ª ou 12ª casa, no seu dasa haverá relações de inimizade com a família, sofrimento do cônjuge quando este é uma mulher, perdas nos negócios e nos bens ( no original, perda de gado), separações nos relacionamentos.

Quando vénus está colocado na 4ª casa e rege a 9ª ou a 10ª casa ( o que acontece para   os Ascendentes Virgem e Aquário– 9ª casa; e  para os Ascendentes Leão e Capricórnio- 10ª casa ) , o  seu dasa traz a obtenção de uma posição de liderança política ou administrativa, a realização de ações de caridade  fazendo donativos de dinheiro e ações relacionadas com a vida religiosa, ajudando na construção de templos, etc.. Haverá ainda a cesso a comida doce e agradável «todos os dias», força e vigor na realização das tarefas profissionais, aumento da popularidade e/ou fama, felicidade com o cônjuge e os filhos.

Quando Vénus rege a 2ª ou a 7ª casa, no dasa haverá dores físicas e problemas de saúde (com tanto acesso a doces e grande quantidade de comida, não são de admirar tais efeitos, dizemos nós.)

Leave a Reply