Efeitos Gerais dos Antardasa no Dasa de Ketu 4

sat

Antardasa de Saturno

Este subperíodo dura 13 meses e produz efeitos mais efetivos após os 36 anos, idade de maturação de Saturno. Para avaliar os seus efeitos, temos em conta a casa onde Saturno está colocado, as casas que rege, o nº de casas que o separam do regente do Dasa- Ketu- os aspetos recebidos na posição de nascimento, os trânsitos que o influenciam no subperíodo.

Neste subperíodo o otimismo  jupiteriano do período anterior  muda em geral bastante, surgindo agora um tom mais cinzento de ceticismo. Ao invés da intuição, aparece o sentido pragmático das regras fixas e institucionais e a autodisciplina férrea. Este período traz a dissolução simbólica da individualidade pessoal, que fica submergida pela formalidade das regras sociais , o que tem por consequência o esvaziamento da vida psicológica interior, promovida pelo desapego de Ketu. Assim, a pessoa sente-se um pouco como um robô sem força interior nem «alma» para se focar no que faz e vive, sendo conduzida pela exterioridade das exigências da vida material externa em relação à qual se sente desligada. Não é um período fácil para os que têm que trabalhar e mostrar cumprimento de objetivos nessa área ou assumir as responsabilidades da vida familiar e social. Ainda assim, a maioria conforma-se (Saturno) e faz «o que tem que ser feito»  mas sem uma verdadeira entrega pessoal  e sem sentir realização pessoal autêntica. Para os que têm Saturno separado de Ketu por 6 ou 8 casas, um sentimento de exaustão acompanha este processo de «fazer o que deve ser feito» sem qualquer entusiasmo interno e com um grande sentimento de que a vida é um pesado fardo de deveres. Segundo parece, esta perceção torna-se menos difícil à medida que se envelhece e depois dos 36 anos.

Para os signos Ascendentes Leão e Virgem   este subperíodo pode ser um pouco difícil pois a regência da 6ª casa por Saturno pode trazer, neste período, uma experiência punitiva para aqueles que, no passado, não cumpriram compromissos ou deveres no relacionamento com os parceiros (traíram, quebraram a confiança de outros, negligência, etc.) Assim, o divórcio, a quebra de uma parceria de negócios, podem ocorrer com consequências que penalizam o nativo.

As crenças e as convicções são duramente postas à prova neste período, obrigando a pessoa a ser realista e a confrontar aquilo em que acredita com os factos da experiência de vida. A perceção idealizada de todas as áreas de vida normalmente desaparece revelada por uma perspetiva mais amarga que perdeu «as ilusões». Esta perda da «realidade idealizada»  é em geral muito dura porque faz sentir que tudo aquilo em que se investiu e acreditou afinal não valia nada e  o que sobra é um abismo vazio que deixa a pessoa órfã de fé e de esperança.

Os nativos com Ascendente Leão poderão experienciar, neste antardasa, situações de doença, discórdia conjugal, dívidas, desentendimentos no local de trabalho, etc.; os nativos de Ascendente Caranguejo poderão sofrer com a perda de ilusões de segurança relacionados com os bens do parceiro e da família deste, com a dependência emocional em relação ao parceiro de vida, (muitas vezes pela descoberta de assuntos ou bens escondidos)  aprendendo a dura lição de que depositar o seu sentimento de segurança nos outros é pouco fiável e  que deverá  obter esse sentimento de si mesmo; para os nativos com Ascendente  Carneiro há em geral a necessidade de se retirar do mundo por um período e estar por sua conta, embora se mantenham em geral as amizades mais próximas.

Quando Saturno rege a 10ª casa do horóscopo, ou a  10ª casa da Navamsa ou a 10ª a partir da Lua, no seu antardasa  Saturno pode elevar o nativo a uma posição de liderança na carreira mas acompanhada de responsabilidades e trabalho acrescido. Quanto mais bem posicionado estiver  Saturno no horóscopo mais este efeito é positivo e significativo.

Segundo Parashara, são os seguintes os efeitos deste antardasa:

Quando Saturno não está dignificado no horóscopo  e está fraco, o seu antardasa traz  sofrimento para o próprio e para a família, agonia, perda de riqueza financeira devido a multas, taxas ou impostos, abandono do posto de trabalho atual, viagens forçadas para país  estrangeiro, perigo de ladrões em viagem. Porém, também traz aumento de riqueza na forma de gado.

Quando Saturno está colocado na 8ª ou 12ª casa, haverá perda de riqueza financeira e letargia.

Quando Saturno está colocado numa casa trikona  para o Ascendente Peixes, ou no próprio signo para o Ascendente Balança, ou está colocado num navamsa auspicioso, ou está associado com um planeta benéfico numa casa kendra, trikona ou na 3ª casa,  haverá sucesso em todos os empreendimentos, relação feliz com o empregador, conforto em todas as viagens, aumento de felicidade e de posses na sua própria comunidade/País/Terra, boas relações com as autoridades e poder para liderar. Estes efeitos de Saturno também acontecem, como referido na obra Brihat jataka,  quando  Saturno está colocado no Ascendente em Balança, Peixes, Sagitário, Capricórnio e Aquário, tendo o efeito de Raja yoga.

Quando Saturno está colocado com um planeta maléfico na 6ª, 8ª ou 12ª casa a partir do regente do Dasa – ketu- o seu período traz sofrimento físico e agonia, letargia e difamação, obstáculos aos empreendimentos, morte de parentes chegados.

Quando Saturno  (Ascendentes Sagitário e Aquário) rege a 2ª ou a 7ª casa (Ascendente Caranguejo  ou Leão ) o antardasa traz medo de morte prematura

Leave a Reply