Efeitos Gerais dos Antardasa no Dasa de Ketu 5

merc

 Antardasa de Mercúrio

Este é o chida-dasa do Dasa de Ketu o período que põe fim a este Dasa e  indica a libertação de tudo o que já não serve para promover um são desenvolvimento do indivíduo. Este período dura 12 meses e tem efeitos mais efetivos a partir dos 32 anos, idade de maturação de Mercúrio. Para avaliar este período procedemos como habitualmente, analisando a casa de colocação de Mercúrio, as casas que rege, os aspetos que recebe na posição de nascimento, o nº de casas que o separam de Ketu, o regente do Dasa e os trânsitos que o influenciam durante o antardasa.

Neste subperíodo lentamente a pessoa emerge da letargia de Ketu e começa a fazer planos para concretizar no próximo Dasa. O habitual processo de raciocínio e argumentação de Mercúrio torna-se, no Dasa de Ketu, conversa interior que pode dissipar-se porque os processos de desligamento de Ketu impedem o foco em ações realmente organizadas em volta de objetivos virados para o futuro. Assim, neste período pode haver bastante irrequietude mental, acompanhada da dificuldade para traçar planos claros e logicamente orientados. Quando Ketu e Mercúrio estão separados por um número de casas favorável, a incapacidade para pensar de forma logicamente clara pode ser compensada por uma compreensão intuitiva que alcança os mesmos resultados. Se o ângulo entre ambos for desfavorável, pode haver esgotamento mental ou emocional, com grande dificuldade em interagir com os outros e comunicar com eles.

Tal como acontece com Saturno, sendo Mercúrio um planeta karaka da 10ª casa, quando rege esta casa a partir do Ascendente, da Lua ou  a 10ª da varga Navamsa, este período pode trazer elevação profissional a um cargo de responsabilidade  e liderança, podendo ainda permitir alguma promoção significativa. Os resultados serão tanto melhores quanto mais bem posicionado Mercúrio estiver na carta natal.

Os períodos de Mercúrio podem indicar casamento, desde que Mercúrio tenha a regência da 1ª ou 7ª casa na navamsa e haja um trânsito de Rahu/Ketu por um dos eixos primários do horóscopo.

Quando Rege a 2ª casa (Ascendente Touro ou Leão) ou a 7ª casa (Ascendente Sagitário ou Peixes) Mercúrio pode assumir qualidades maraka e indicar o final da existência, desde que confirmado pelo resto do horóscopo.

Segundo Parashara, são os seguintes os efeitos deste antardasa:

Quando Mercúrio está colocado numa casa kendra ou trikona, no próprio signo ou no signo de exaltação, no seu período haverá diversão, ganho de poder e de influência  sobre uma comunidade, ganho de riqueza financeira e de terras, nascimento de um filho, celebração de cerimónias religiosas como casamento súbito, bem-estar na família, atos de caridade realizados pelo nativo, ganho de roupas e ornamentos.

Quando Mercúrio está associado com o regente da 9ª ou da 10ª casa, no antardasa haverá associação com pessoas de saber , golpes de sorte, prazer em ouvir discursos religiosos.

Quando Mercúrio está associado com Saturno ou Marte; ou quando está associado com Rahu na 6ª, 8ª ou 12ª casa, o subperíodo traz antagonismo com oficiais do governo, destruição de riqueza financeira, roupas, veículos, e outros bens e o nativo terá que residir na casa de outros.

Quando Mercúrio está numa casa kendra ou trikona ou na 11ª casa a partir do regente do Dasa, no período haverá boa saúde, felicidade vinda de filhos, opulência e glória, boa comida e boas roupas e ornamentos, grandes lucros nos negócios.

Quando Mercúrio está fraco e colocado na 6ª, 8ª ou 12ª casa a partir do regente do Dasa, haverá sofrimento, infelicidade e problemas e perigo vindo do governo no início do antardasa; mas, no meio do período, haverá visitas a lugares sagrados.

Quando Mercúrio rege a 2ª (Ascendente Touro e Leão) ou a 7ª casa (Ascendente Sagitário ou Peixes) no antardasa haverá medo de morte prematura, quando confirmado pelo resto do horóscopo.

Quanto ao timing dos eventos, haverá alguns bons efeitos no início do período, efeitos ainda melhores a meio e efeitos infelizes na parte final do antardasa.

Leave a Reply