Efeitos Gerais dos Antardasa no Dasa de Vénus 4

comp

Antardasa de Saturno

Este subperíodo tem a duração de 38 meses, dando resultados mais efetivos após os 36 anos, idade de maturação de Saturno. Para avaliar os seus efeitos temos em conta a posição de Saturno, as casas que rege, os aspetos recebidos na posição de nascimento, o nº de casas que o separam do regente do Dasa (Vénus) e os trânsitos que o influenciam durante o subperíodo.

Saturno e Vénus são grandes amigos pelo que as parcerias de todos os tipos, incluindo o casamento, formalizadas e estruturadas, são beneficiadas , desde que baseadas no respeito pelas regras e pela lei e que partilhem os recursos mútuos de forma contratualizada e organizada. Durante este período, uma figura mais velha , reguladora ou uma autoridade pode desempenhar um papel  importante no reconhecimento da importância da estruturação e organização na vida social.

Quando Saturno rege a  7ª ou 10ª casa a partir do ascendente ou da Lua ou a 10ª da navamsa, este período pode permitir a subida do nativo a uma posição profissional e social de liderança hierarquicamente estruturada. Tais resultados serão tanto mais positivos quanto melhor for o ângulo formado pelo nº de casas entre Saturno e Vénus.

Quando Saturno rege o  navamsa da 1ª ou 7ª casa e há um trânsito de Rahu e Ketu por um dos eixos primários do horóscopo, o casamento pode ter lugar neste período e é em geral um casamento regulado por obrigações sociais ou necessidades materiais, em que  as razões românticas têm pouco peso.

Quando rege a 2ª casa (Ascendente Sagitário ou Capricórnio) ou a 7ª casa (Ascendente Leão ou Caranguejo) Saturno pode tornar-se um planeta maraka no seu período desde que o resto do horóscopo o confirme.

Segundo Parashara, são os seguintes, os efeitos deste antardasa:

Quando Saturno está colocado no próprio signo, signo de exaltação, numa casa kendra ou trikona, ou no seu próprio navamsa, o antardasa é um período de alegria, de visita dos amigos e parentes, reconhecimento do mérito pelas autoridades, obtenção de posição de autoridade, nascimento de uma irmã, visita a lugares sagrados e com tradição espiritual.

Quando Saturno está no signo de debilitação, haverá mais despesas do que rendimento.

Quando Saturno está colocado na 8ª, 11ª ou 12ª casa a partir do Ascendente ou do regente do Dasa (Vénus), o antardasa trará muitos problemas e sofrimento, partida para terras estrangeiras, perdas de bens e na profissão que  também afetarão os pais, o  cônjuge e filhos no início  do antardasa.

Quando Saturno rege a 2ª ou 7ª casa o antardasa traz sofrimento físico.

 Antardasa de Mercúrio

Esta antardasa tem a duração de 34 meses e tem resultados mais efetivos a partir dos 32 anos, idade de maturação de Mercúrio. Para avaliar os seus efeitos procedemos como para o Antardasa de Saturno.

Este é também um período marcado pelas parcerias, que são favorecidas pela combinação de ambos os planetas- Mercúrio e Vénus- casamento e negócios. É um bom período para o planeamento, para a partilha de informação, debates e discussões, etc. Figuras jovens, irmãos, mensageiros, escritores e repórteres, relações públicas e comerciantes podem ter um papel de relevo neste período.

O casamento pode realizar-se neste subperíodo, quando Mercúrio rege a 1ª ou 7ª casa da navamsa e há um trânsito de Rahu e Ketu por um dos eixos  primários do horóscopo .

Quando Mercúrio rege a 7ª ou 10ª casa a partir do Ascendente ou da Lua ou a 10ª da navamsa, pode haver elevação na carreira , uma promoção ou melhoria na situação profissional que será tanto mais significativa quanto melhor for o ângulo correspondente ao nº de casas que separam Mercúrio e Vénus, regente do Dasa.

Quando rege a 2ª casa (Ascendente Touro ou Leão) ou a 7ª casa (Ascendente Sagitário ou  Peixes) Mercúrio pode assumir características maraka e indicar o final da existência se isso for confirmado pelo resto do horóscopo.

Segundo Parashara, são os seguintes os efeitos deste antardasa:

Quando Mercúrio está colocado numa casa kendra ou trikona, ou na 11ª (tanto a partir do Ascendente como do regente do Dasa – Vénus) ou no próprio signo ou signo de exaltação, o antardasa  traz aumento da  sorte, nascimento de um filho, ganho de riqueza por intervenção de tribunal, associação com pessoas sábias, poetas, etc., visitas de amigos, boa relação com o empregador, disponibilidade de comida agradável e doce.

Quando Mercúrio está colocado na 6ª, 8ª ou 12ª a partir do regente do Dasa (Vénus) ou está fraco ou associado com um planeta maléfico, o antardasa traz agonia, perda de bens de conforto e riqueza, residência em casa de amigos (por perda da própria casa) perdas nos negócios.

Quando Mercúrio rege a 2ª casa  ou a 7ª casa no antardasa haverá sofrimento físico.

Quanto ao timing dos eventos, no começo do antardasa haverá alguns bons eventos; estes serão moderados no meio do antardasa e haverá maus eventos (problemas de saúde como febres) no final do antardasa.

Antardasa de Ketu

Este período corresponde ao chida –dasa, período final deste longo dasa de Vénus. Tem a duração de 26 meses e dá resultados mais efetivos a partir dos 48 anos, idade de maturação de Ketu. Para avaliar os seus efeitos temos em conta os aspetos referidos para os antardasa anteriores e também   analisamos a colocação do planeta que rege o signo onde Ketu está colocado e as casas que este rege.

Durante este período final, a libertação- que pode ser dolorosa- em relação a seres, coisas, experiências e até mesmo, por vezes, partes do corpo- ocorre, abrindo caminho para um novo ciclo. Relacionamentos e apegos que deixaram de fazer sentido são agora deixados para trás, sobretudo quando as suas raízes vêm do passado longínquo e já não têm qualquer papel adicional a desempenhar na vida e desenvolvimento do nativo.

Durante este período é difícil manter-se conectado e  pode haver dispersão  dos relacionamentos existentes ou a sua dissolução. Acontece também frequentemente o desejo de retomar uma ligação que vem do passado e que já não tem vitalidade para a vida presente e, em geral, este intento acaba por não ter consequências duradouras. Por outro lado, os relacionamentos existentes podem perder sentido nesta altura, embora possam ser retomados no período seguinte, o Dasa do Sol, desde que este seja forte.

Quando o planeta que rege a casa onde se encontra colocado Ketu no horóscopo também rege a 2ª ou a 7ª casa do horóscopo, Ketu pode assumir características maraka no seu antardasa, cortando literalmente os laços com a vida terrena.

Segundo Parashara são os seguintes os efeitos deste antardasa:

Quando Ketu está colocado no próprio signo ou signo de exaltação (as opiniões dividem-se sobre quais são estes signos: para uns, Ketu está no próprio signo em Escorpião,  para outros esse signo é Balança, outros referem Peixes; para uns o signo de exaltação é sagitário, para outros é Escorpião) ou está associado com um planeta yogakaraka ou colocado numa casa em que tem força posicional (Parashara deixa por explicar qual seria essa casa) o antardasa traz disponibilidade de comida agradável e doce, ganhos acima do normal na profissão e aumento da riqueza de bens (gado, no original).  Com esta posição de Ketu, no início do antardasa haverá resultados mistos no meio do período e vitória sobre os inimigos e obstáculos na parte final do anatardasa.

Quando Ketu está colocado na 8ª ou 12ª casa a partir do regente do Dasa (Vénus) ou associado com um planeta maléfico, haverá perigo de venenos (cobras), ladrões e ferimentos, dores de cabeça e perda de capacidade de pensar, agonia, brigas sem causa ou razão, diabetes, gastos excessivos , desentendimentos com o cônjuge e filhos, partida para terras estrangeiras, perdas nos empreendimentos.

Quando Ketu tem a corregência da 2ª ou da 7ª casa, no antardasa haverá sofrimento físico.

Leave a Reply