Bhratrusapa Sutakshaya Yoga

irm

Na sequência dos últimos yogas de que temos vindo a falar, esta é também uma configuração que a tradição liga com uma maldição.

O yoga forma-se quando o regente do Ascendente e o regente da 5ª casa estão ambos colocados na 8ª casa. E o regente da 3ª casa está colocado com Marte e Rahu na 5ª casa.

O resultado é que haverá morte de crianças devido a «maldição dos irmãos». Mais uma vez, esta referência apenas faz sentido se aceitarmos que, antes da existência atual, houve outras, sendo que, em alguma delas, «os irmãos» amaldiçoaram o nativo de modo a que este não possa ter filhos.  Todos nós podemos comprovar a força das energias que, por vezes colocamos nas intenções e palavras que proferimos sobre e para os outros. O pensamento é uma forma poderosa de energia e não se pode negar que essa energia possa ter algum efeito sobre os outros, ainda que a questão possa ser bem mais complexa do que parece. É que, em simultâneo, muitos tipos de energias subtis de cruzam à nossa volta e todas parecem ser controladas por um princípio geral de causalidade ao qual os antigos  e as culturas orientais chamam de karma. Na Astrologia Jyotish, os antigos sábios sintetizaram nestes yogas alguns dos efeitos dessas energias subtis postas em ação pela raiva, ódio, inveja, etc.. considerando que, uma vez dirigidas para a pessoa em causa, podem de facto prejudicá-la.

Segundo o professor B. V. Raman, (300 Important Combinations) este yoga pode ter algumas variações: Marte é o planeta karaka para os irmãos e, quando está  colocado na 5ª casa em conjunção com o regente dessa casa, ou quando está em conjunção com Rahu na 5ª casa, formam, por si sós o yoga pois, para este estar presente, é preciso que haja uma ligação entre a 3ª e a 5ª casa e Marte, de modo a causar aflição sobre a 5ª casa. E, como Marte também tem correspondência com a 3ª casa, ao significar os irmãos, essa ligação nos exemplos referidos, está presente.

Leave a Reply