Kapata Yogas

hipo

Este é mais um yoga envolvendo a 4ª casa. O Kapat yoga revela  as inclinações naturais do nativo, daí que esteja relacionado com o caráter. Há 3 configurações diferentes com esta designação:

  • A 4ª casa contém um planeta maléfico e o seu regente está colocado em associação com um planeta maléfico, receber o aspeto de maléficos ou estar cercado por planetas maléficos (a casa anterior e posterior àquela onde está colocado contém planetas maléficos.
  • A 4ª casa está ocupada por Marte, Saturno e Rahu e o regente da 10ª casa deve também ser um planeta maléfico e deve receber o aspeto de planetas maléficos.
  • O regente da 4ª casa deve estar em conjunção com Saturno, com o ponto Maandi e Rahu  e receber o aspeto de planetas maléficos.

 Estas são, sem dúvida, configurações muito maléficas e o seu resultado faz-se sentir, antes de mais, no caráter da pessoa pois revelam  uma mente malévola e impura e uma pessoa que se torna,  por isso, hipócrita. O prof. B. V. Raman faz notar, no seu comentário a este yoga (300 Important Combinations) que, sempre que existe uma conjunção entre Saturno e Rahu ou Saturno e Marte ou Marte e Rahu, a pessoa tende a agir por motivos egoístas  e muitas vezes malévolos. Deve-se , no entanto, notar que é preciso ver os signos e casas em que essas conjunções se encontram pois a leitura não é linear, devendo-se evitar tirar conclusões precipitadas apenas através de uma única configuração. Outros aspetos e configurações do horóscopo podem anular  ou modificar estes significados básicos.  Como refere o Dr. Raman, na área da política e da diplomacia, estas qualidades podem afirmar-se de forma menos visível, porque a hipocrisia se disfarça de interesse público. Naturalmente, será, como refere este investigador, um yoga comum no horóscopo dessas figuras.

Este é um yoga que se encontra com alguma frequência no mapa de nascimento de muitos seres humanos comuns, diremos mesmo com bastante frequência, atendendo à experiência tão vulgarizada da maioria de nós de pessoas com «mente malévola e coração impuro» . O inverso desta premissa é bem mais difícil de encontrar.

Leave a Reply