Matru Satrutwa Yoga e Matru Sneha Yoga

mum

Matru Satrutwa Yoga

Este é um yoga que consideramos  menor, mas que, no conjunto de um determinado horóscopo, pode ser útil na interpretação. É mais um yoga da 4ª casa e tem relação com a mãe.

O yoga forma-se quando Mercúrio, que é simultaneamente o regente do Ascendente e da 4ª casa- sendo assim, aplica-se apenas ao Ascendente Gémeos–  está em conjunção com ou recebe o aspeto de um planeta maléfico. É preciso lembrar que Mercúrio, cuja natureza é neutra, assume as qualidades, benéficas ou maléficas, dos planetas com os quais está associado. Assim, não admira que, ao estar ligado a um planeta maléfico, tenha por efeito que o nativo deteste a sua mãe.

A propósito deste yoga, o Dr. Raman (300 Important Combinations) faz uma observação que os estudantes de Astrologia podem testar : será que quando o –planeta que rege o navamsa onde se encontra colocado o planeta regente do signo da Lua no horóscopo da mãe e no horóscopo do filho ou filha são inimigos, o resultado é semelhante? Aqui fica esta hipótese que também não testámos mas que nos parece teoricamente plausível.

Matru Sneha Yoga

Este é o yoga inverso do anterior, indicando bom relacionamento entre mãe e filho (a).

Este yoga forma-se quando a 1ª e a 4ª casa têm  o mesmo planeta regente ou quando os regentes da 1ª e 4ª casas são amigos naturais ou temporais  ou recebem o aspeto de planetas benéficos.

Os resultados são que haverá principalmente um relacionamento cordial entre mãe e filho (a), o que não significa que não possa existir uma ou outra situação em que haja alguma zanga temporária, como é normal em todos os relacionamentos.

Outro aspeto a referir é que este yoga apenas pode existir para os signos Ascendentes Gémeos e Sagitário.

As  considerações  feitas para o yoga anterior em relação aos regentes navamsa da Lua nos dois horóscopos- mãe e filho (a)- podem aplicar-se e, neste caso, é possível analisar esta possibilidade  horóscopos de qualquer signo Ascendente.

Leave a Reply