Matrusapa Sutakshaya yoga

mot

Este é mais um yoga relacionado com uma «maldição». Forma-se quando  o regente da 8ª casa está colocado na 5ª , o regente da 5ª está colocado na 8ª casa e a Lua e o regente da 4ª casa estão ambos colocados na 6ª casa.  Neste yoga, estão envolvidos em receção mútua (parivartana yoga) os regentes da 5ª e  da 8ª casas e a Lua , símbolo da mãe e a 4ª casa que a Lua rege estão ambos ligados com a 6ª casa, uma casa dusthana.

Quanto aos seus efeitos, este yoga significa que o nativo perderá filhos (simbolizados pela 5ª casa) devido a «maldição colocada pela mãe». Ora, uma vez que a pessoa nasce com esta configuração no horóscopo, está pressuposto que essa maldição ocorreu antes desta existência. Independentemente de o (a) leitor aceitar ou não os pressupostos culturais que esta explicação revela, a verdade é que, em termos práticos, a configuração indica realmente a perda de filhos.

Como nota o professor B. V. Raman (300 Important Combinations) este yoga não se pode formar para os Ascendentes Leão e Aquário pois, sendo  o mesmo planeta a reger a 5ª e a 8ª casas, não se pode formar o parivartana yoga mencionado na descrição.

Este é mais um yoga fortemente relacionado com os princípios de causalidade ou «karma» que cabe a cada um  na existência, ou seja, este tipo de configurações refere-se a algumas experiências que parecem realmente estar «predefinidas»  e que constituirão, provavelmente, lições específicas que fazem parte dos papeis que cada um irá viver na existência, com o propósito de compensar ações passadas ou de aprender lições  importantes para o desenvolvimento individual.

Leave a Reply