Niehkapata Yogas

cora

As configurações de que falamos hoje são inversas nos efeitos às referidas no último artigo: aquelas indicavam um coração malévolo e impuro, estas indicam um coração puro.

O yoga forma-se quando está presente umas das seguintes formulações:

  • A 4ª casa está ocupada por um planeta benéfico, ou no próprio signo, exaltado ou em signo amigo ou a 4ª casa tem caráter benéfico.
  • O regente do Ascendente está colocado na 4ª casa em conjunção com um planeta benéfico ou deve haver um  Parvata yoga no horóscopo , isto é, apenas planetas benéficos devem ocupar as casas kendra, o regente do Ascendente está colocado numa casa kendra (1, 4, 7 e 10) e as casas dusthana (6, 8 e 12) estão vazias ou ocupadas por planetas benéficos; ou o regente do Ascendente deve estar em Uttamamsa isto é, deve estar colocado no próprio signo em 3 cartas divisonais.

Os efeitos do yoga são que o nativo tem coração puro e detesta hipocrisia e segredos. Temos deste modo uma pessoa com intenções puras e bom coração.

No seu comentário a este yoga, no entanto, o Dr. Raman (300 Important Combinations)chama a atenção para o facto de que não chega a 4ª casa estar ocupada por um signo benéfico, é preciso ter em conta cuidadosamente o seu regente e, para que  o yoga seja visível, o regente da 4ª casa não deve estar em conjunção com Rahu ou Saturno e, se estiver, deverá receber o aspeto benéfico de Júpiter ou Vénus, sobretudo Júpiter. Na opinião deste eminente investigador da Jyotish, no entanto, é preciso cuidado  quando aplicamos estas conclusões na análise do horóscopo nos dias de hoje. Concordamos inteiramente, tanto neste caso, para não nos precipitarmos a atribuir um caráter de «anjo» a qualquer pessoa que apresenta esta configuração no horóscopo como no caso anterior, de lhe atribuirmos  um caráter malvado sem  analisarmos o seu comportamento e outros indícios do horóscopo. Os investigadores têm descoberto que a descrição dos significados para as configurações astrológicas não devem ser vistas como verdades rígidas ou definitivas pois a humanidade tem alterado a sua maneira de ser ao longo dos séculos e, seguramente, nos últimos milénios. O homem de hoje não perceciona a realidade da mesma forma  que no passado,  as suas características físicas, psicológicas e espirituais   e o seu modo de ser têm vindo a alterar-se com o tempo e, por causa disso, cada configuração do horóscopo pode produzir efeitos diferentes para cada pessoa e, não raramente, a previsão de efeitos a partir dos yogas presentes no horóscopo não coincide, hoje, com o que era produzido há séculos atrás. Essa é uma das particularidades que tornam a Astrologia, como sistema simbólico, simultaneamente tão complexa e tão fascinante.

Leave a Reply