Vahana Yogas

carros

Este yoga pode ter duas configurações:

  • O regente do Ascendente deve estar colocado na 4ª, 9ª ou 11ª casa;
  • O regente da 4ª casa deve estar exaltado e o regente do signo de exaltação deve estar colocado numa casa kendra ou Por ex., Júpiter está exaltado no signo Caranguejo e, nesta formulação, deve estar colocado neste signo ao mesmo tempo que a Lua, regente de Caranguejo, está colocada numa casa  kendra ou trikona.

Este é um yoga da 4ª casa mas que diz respeito a outros significados desta casa: segundo os textos antigos, o nativo com este yoga adquirirá todos os confortos  e luxos no lar , carro , casas, etc.

Como bem nota o prof. B.V. Raman no comentário a este yoga (300 important Combinations) não basta a colocação dos planetas referidos nas casas enunciadas e que, sem dúvida são casas auspiciosas, é preciso também que os planetas e as casas onde estão colocados estejam fortes e sem aflições, caso contrário será difícil o yoga dar resultados relevantes. Anotamos para os leitores também as restantes observações deste investigador da Jyotish:

Tendo em conta que Vénus é o planeta karaka para os confortos e veículos, quando está colocado na 4ª casa com o regente da 4ª casa  a pessoa terá um carro  comum, como os da maioria; se Vénus ou o regente da 4ª casa estiverem colocados na 9ª ou 11ª casa,  o nativo terá vários carros; se o regente da 4ª casa estiver associado com a Lua, a pessoa terá carros mais potentes e luxuosos do que os da  maioria.

É claro, observamos nós, que todas as casas referidas e Vénus ,  a Lua  , o regente da 4ª e os regentes  da 9ª e 11ª casas deverão  estar fortes e sem aflições, caso contrário os resultados serão insignificantes.

Uma última observação torna-se ainda  pertinente, mesmo em relação aos comentários do Dr. Raman: hoje em dia qualquer pessoa, mesmo sem muita riqueza, pode ter carro, coisa certamente mais rara há 40 ou 50 anos atrás pelo que a análise deste yoga para saber o potencial de a pessoa vir a ter essa possibilidade é menos importante do que outros aspetos que o yoga pode incluir como o conforto em casa, a felicidade subjetiva da pessoa, os bens imoveis que pode possuir, etc.

Leave a Reply