Aputra e Ekaputra Yogas

mae
Aputra Yoga

Como o nome indica, este yoga revela que a pessoa não terá filhos. Forma-se quando o regente da 5ª casa está colocado numa casa dusthana- 6ª, 8ª ou 12ª casas.  Este yoga é simples e muito genérico, podendo encontrar-se num número elevado de horóscopos. Segundo a tradição, quando o regente da 5ª casa- a casa que representa os filhos- está colocado numa casa maléfica, a pessoa será privada de ter filhos.  Por dramática que possa ser para algumas pessoas essa  possibilidade,  não deixa de ser verdade que, hoje em dia, cada vez mais pessoas adotam animais de companhia que tratam como membros da família. Assim, poderá de algum modo ser minorada esta impossibilidade, para algumas pessoas, que encontram conforto e afeto num animal de estimação, solução que muitas preferem à eventualidade de adotar uma criança.

Ekaputra Yoga

Este é mais um yoga relacionado com os filhos. Forma-se quando o regente da 5ª casa está colocado numa casa kendra ou trikona. É  outro yoga genérico e simples. Quanto aos seus resultados, os sábios da Jyotish afirmam que a pessoa terá apenas um filho.  Na tradição cultural da Índia isto tende a ser lido  negativamente, como consequência  resultante da perda de outros filhos, uma vez que, tradicionalmente, se escolhe ter vários filhos. Na cultura ocidental, porém, isso é resultado, frequentemente, da  própria escolha dos indivíduos, sendo  o caso de um grande número de famílias que optam por ter apenas um filho. A esta escolha não é alheio o facto de ser cada vez mais caro educar e cuidar devidamente de uma criança em crescimento e de todas as suas necessidades, bem como da realidade  de muitas mulheres não abdicarem de ter a sua carreira . Assim, não fará muito sentido, para a maioria dos  casos, na cultura ocidental, fazer uma referência aprofundada a este yoga, que passa antes como um aspeto mais secundário- a não ser em alguns casos excecionais, que também existem, de famílias que ainda optam por ter múltiplos filhos ou desejam tê-los. Mas estes casos são  hoje a exceção, não a regra.

No seu comentário a este yoga o Dr. B- V. Raman (300 Important Combinations) lembra que é o estado e a força da 5ª casa em si mesma, mais do que a mera colocação do seu regente numa outra casa, que permite analisar a possibilidade de ter filhos e se estes sobreviverão, se terão um bom futuro, etc.. A colocação do regente da casa é um fator adicional, dizemos nós, mas não deverá ser o único analisado para prever se alguém terá ou não filhos.

Leave a Reply