Buddhi Jada Yoga

intel

O Buddhi Jada  yoga forma-se quando o regente do Ascendente está em conjunção com planetas maléficos ou recebe o aspeto de planetas maléficos e, além disso, Saturno está colocado na 5ª casa e lança aspeto para o regente do Ascendente.

Quanto aos resultados, este yoga indica que o nativo será um ignorante isto é, terá um intelecto fraco. Este resultado não é surpreendente, se notarmos que o yoga associa a 5ª casa, que representa a inteligência, Saturno, um planeta maléfico e que simboliza lentidão e atraso, e  o regente do Ascendente, que vela pelo bem- estar geral e pelo sucesso, saúde, etc., do nativo- existindo aflição da 5ª casa e do regente do Ascendente por Saturno.

Como faz notar o Dr. B. V. Raman (300 Important Combinations) esta configuração no horóscopo também é nefasta para os filhos, podendo mesmo indicar a morte destes se Júpiter, o planeta karaka dos filhos, estiver também aflito no horóscopo. Porém, se Júpiter estiver bem colocado, os filhos não terão morte prematura mas podem ser pouco inteligentes. De  qualquer modo, nenhuma previsão deve ser feita apenas com base em um único yoga. No caso da inteligência, por ex., o Sol, a Lua e Mercúrio são também indicadores importantes e deve ser feito um estudo aprofundado das casas do horóscopo envolvidas e da sua força, isto é, apenas com base numa análise global do horóscopo deverão ser feitas previsões sobre aspetos tão sensíveis como os que são referidos  por este yoga.

É no entanto vulgar  acontecer que, quando o regente da 5ª casa está associado com  vários planetas maléficos , Saturno está em aspeto com a 5ª casa  ou com o seu regente e  mesmo que o regente do Ascendente não esteja envolvido, a mente é, de algum modo, distorcida: senão por falta de inteligência, por falta de estabilidade mental de algum tipo que afasta a pessoa de uma consciência objetiva acerca de si e da realidade, podendo também ter um pensamento malévolo.

Leave a Reply