Buddhimaturya Yoga

 

int

Este yoga forma-se quando o regente da 5ª casa é um planeta benéfico e, ou está colocado num signo benéfico  ou recebe o aspeto de um planeta benéfico.

É um yoga que  indica grande inteligência e excelente caráter, características também significadas pela 5ª casa do horóscopo.

Mas este yoga, aparentemente simples, não é tão simples assim pois as suas condições, aplicadas de forma estrita implicam que, pelo estatuto funcional dos planetas, só para os signos Ascendentes Touro, Gémeos, Leão, Escorpião, Capricórnio, Aquário e Peixes é que o regente da 5ª casa tem estatuto funcional benéfico, segundo os critérios tradicionais. Então, isso significaria que os nativos dos restantes signos Ascendentes, Carneiro, Caranguejo, Virgem, Balança, Sagitário não poderiam ser pessoas altamente inteligentes e com bom caráter, o que não faz qualquer sentido, como refere o Dr. B. V. Raman ao comentar este yoga (300 Important Combinations) . Além do mais, a experiência prova que muitas pessoas inteligentes e de bom caráter não têm na 5ª casa um regente benéfico.

Deste modo, concordamos com  o professor B. V. Raman  que salienta que o yoga está presente sempre que a 5ª casa, independentemente de ter um estatuto funcional benéfico ou não, está ocupada por planetas benéficos e o regente da 5ª casa está associado com Júpiter, Mercúrio e Vénus.

Esta configuração parece-nos efetivamente mais sólida e indicativa, sem sombra de dúvida, não apenas de elevada inteligência como também de uma integridade de caráter que sobressai pelas boas ações praticadas e pela forma desinteressada com que estas pessoas ajudam os que mais precisam sem esperar nem desejar nada em troca. São muitos os exemplos de pessoas com esta configuração no horóscopo e que, invariavelmente, denotam estas duas qualidades: elevada inteligência e capacidade para reter o conhecimento e o aplicar e a integridade moral na generosidade que mostram ao fazerem boas ações.

Leave a Reply