Dattaputra Yogas

chil

Este yoga tem duas configurações:

  • Marte e Saturno estão colocados na 5ª casa  e o regente do Ascendente deverá estar colocado num signo de Mercúrio  (Gémeos ou Virgem) ou estar associado com Mercúrio ou receber o seu aspeto;
  • O regente da 7ª casa deve estar colocado na 11ª , o regente da 5ª casa deve estar em conjunção com um planeta benéfico , a 5ª casa deve estar ocupada por Marte ou Saturno.

Quanto aos resultados, o yoga indica que a pessoa terá filhos adotivos. A presença de Marte e Saturno na 5ª casa indica forte aflição a esta casa, o que  torna difícil ter filhos biológicos. E este é o aspeto central da previsão. A parte seguinte de que terá «filhos adotivos» tem bastante a ver com os valores da cultura Hindu que consideram muito má fortuna não ter filhos. Assim, é natural, quando isso não ocorre, recorrer à adoção, não apenas porque a situação considerada normal é a de ter filhos mas porque, na velhice, os filhos cuidarão dos pais (supostamente, claro, pois bem vemos como, no ocidente, os mais velhos são muitas vezes abandonados pela família, não se considerando esta obrigada a prestar assistência ou a cuidar dos pais, deixando isso para as instituições sociais).

Na 1ª configuração temos ainda a associação entre o regente do Ascendente e Mercúrio, um planeta neutro (não é nem feminino nem masculino) e, por isso, a aflição da 5ª casa por Marte e Saturno, mais a associação entre Mercúrio e o regente do Ascendente indica fortes probabilidades de ser negado o poder de reprodução biológica ao indivíduo.

A 2ª configuração não é tão facilmente explicável como a 1ª pois, se percebemos que a presença de Marte ou Saturno na 5ª casa aflige fortemente a casa dos filhos, já a colocação do regente da 5ª casa na 11ª é menos óbvia para a negação dos filhos. Comentando este yoga, o Dr. B. V. Raman (300 Important Yogas) afirma que, apesar de não muito evidente nas suas razões, nos horóscopos muitas vezes analisados constata-se, em geral, que o yoga produz de facto os efeitos descritos pelos antigos sábios da Astrologia Jyotish.

Leave a Reply