Jara Yoga

sens

Este é um yoga que pode ser útil  conhecer, para todos os que valorizam a fidelidade conjugal, pois é um indicador da falta de fidelidade do parceiro/cônjuge. A palavra «Jara» significa «debochado».

O Jara yoga forma-se quando se encontram colocados na 10ª casa os regentes da 10ª, 2ª e 7ª casas. Porque é que esta configuração produz este resultado, não é claro, nem mesmo para um grande investigador da Jyotish, como o prof. B. V. Raman. Este não é o único yoga que se refere a esta falta de fidelidade. Seguimos a explicação e esclarecimentos  do Dr. Raman sobre este yoga (300 Important Combinations) para tentar encontrar razões objetivas para o facto de os antigos sábios terem descrito este yoga como indicador de infidelidade:

Para o Ascendente Virgem, Vénus , Júpiter e Mercúrio regem a 2ª, 7ª e 10ª casas e, com todos estes planetas na 10ª casa, temos uma pessoa altamente sensual e, por isso, necessitando de exercer disciplina para não cair nos comportamentos que são resultantes deste yoga. Porém, o prof. B. V. Raman considera que apenas quando Vénus ou Marte regem a 7ª casa e estão colocados na 10ª ou na 7ª casa, se podem prever os efeitos deste yoga que, de acordo com os sábios antigos, prevê que o nativo terá muitos relacionamentos extraconjugais.  É sabido que a conjunção entre Marte e Vénus é indicadora de paixão e dificuldade em controlar as emoções associadas.  No entanto, se houver algum aspeto de um planeta benéfico para esta conjunção entre Marte e Vénus,  que torna o indivíduo extremamente apaixonado e sensual, os efeitos poderão ser diferentes, com a pessoa a ser contida , apesar de ter um caráter apaixonado, mantendo-se nos padrões aceitáveis pelo sistema moral em que vive. Ou seja, a diferença entre esta última configuração e a mera conjunção entre Marte e Vénus nas casas referidas é que o aspeto de um planeta benéfico permite o discernimento e, através deste, o controlo sobre as emoções através da razão e dos princípios e valores que o indivíduo defende.

Lembramos entretanto que nenhum yoga só por si chega para caracterizar a personalidade de alguém pelo que apenas a  análise global do horóscopo poderá permitir avaliar o caráter e a personalidade nos seus traços gerais. Os yogas permitem «afinar» a compreensão dos  aspetos específicos, integrados na interpretação das qualidades reveladas por todo o horóscopo, não devendo ser «lidos» isoladamente.

Leave a Reply