Putra Sukha Yoga

filhs

Este é um yoga positivo e que indica felicidade com os filhos. É um yoga geral que admite várias configurações:

  • Quando a 5ª casa está ocupada por Júpiter e Vénus, os dois maiores benéficos;
  • Quando Mercúrio está colocado na 5ª casa;
  • Quando a 5ª casa está ocupada por um signo benéfico e existem planetas benéficos aí colocados.

Em suma, este yoga assenta na força da 5ª casa e no seu caráter benéfico para assegurar que haverá alegria e felicidade causada pelos filhos.  Realmente, não é de pequena importância essa possibilidade!

Olhando um pouco mais de perto para as formulações do yoga, a 1ª e a 3ª são claramente mais fortes do que a 2ª configuração ,na medida em que Mercúrio é um planeta neutro que pode dar bons ou maus resultados de acordo com os aspetos e conjunções que forma com outros planetas.

Na 3ª formulação «3ª casa ocupada por um signo benéfico» isto  é por signos com  regência dos planetas naturais benéficos Júpiter, Vénus, Lua e Mercúrio. O Sol é um maléfico menor embora alguns  o coloquem no mesmo plano que Marte, Saturno e os nodos , Rahu e Ketu, que são os grandes maléficos. Os planetas são ainda influenciados, na sua ação,  pelo planeta dispositor, ou seja, o planeta que rege o signo onde estão colocados e que limita a sua possibilidade de produzirem bons ou maus efeitos. Essa é a razão pela qual, nesta configuração, não apenas devem existir planetas benéficos na 5ª casa como o regente desta deve ser um planeta benéfico. Se assim não for, se  a 5ª casa tivesse a regência de um planeta maléfico, os planetas aí situados ficariam limitados na sua capacidade de produzir bons resultados,  pois estes são produzidos na exata medida da natureza do planeta regente do signo ou dispositor.

Leave a Reply