Theevrabuddhi Yoga

intel

Este é  um yoga indicador de inteligência. Na configuração do yoga, é usada a divisão navamsa como fator fundamental (para os menos familiarizados com esta terminologia, isto significa que qualquer grau de um signo no qual se encontre colocado um planeta, corresponde a uma divisão dos signos em nove partes que se chama navamsa; cada navamsa tem a regência de um determinado planeta, como se pode ver na tabela que facultamos aos leitores). Este yoga  forma-se quando o regente do navamsa no qual está colocado o regente da 5ª casa recebe o aspeto de planetas benéficos. Outra condição para o yoga é o planeta regente da 5ª casa ser, também ele, benéfico.

Quanto aos resultados , estes indicam uma elevada inteligência. Este yoga encontra-se em pessoas que atingem laivos de genialidade em termos de inteligência. Mais uma vez, a  grande experiência de investigação do Dr. B. V. Raman clarifica este yoga, pois, como ele refere, a  condição de o regente da 5ª casa ser um planeta benéfico muitas vezes não se verifica e o yoga mantém-se. Assim, na sua opinião, o que é importante é que o regente da 5ª casa receba bons aspetos ou esteja associado com planetas benéficos, independentemente de ele próprio ser ou não um planeta benéfico natural.

Deste modo, a última parte da configuração, que exige que o regente da 5ª casa seja um planeta benéfico, pode ser deixada «cair», aceitando-se que o yoga se forma  quando o regente da 5ª casa recebe os aspeto de um planeta benéfico ou está em conjunção com um planeta benéfico. Por outro lado, o caráter benéfico da divisão navamsa onde se encontra colocado o regente da 5ª casa é um fator importante que dá força ao yoga.

Note-se que, por vezes, a terminologia usada na configuração dos yogas pode ser menos clara para os que estão a iniciar o estudo da Astrologia Jyotish, no que se refere à caracterização dos planetas benéficos ou maléficos pois, como sabemos, além da classificação dos benéficos e maléficos naturais, temos ainda a classificação dos maléficos e benéficos funcionais. Uma forma de perceber qual das terminologia está a ser referida é lembrar que, em geral, nos yogas, prevalece a caracterização natural dos planetas. No entanto, quando nos referimos ao caráter benéfico ou maléfico de uma casa do horóscopo, aí teremos que ter em conta o estatuto funcional dos planetas, em relação a um determinado signo Ascendente.

Leave a Reply