Bhaga Chumbana yoga e Bhagya yoga

boa
Bhaga Chumbana yoga

Este é um yoga indicador de indulgência sexual ou procura excessiva de prazer sexual.

Forma-se quando o regente da 7ª casa dos relacionamentos está colocado na 4ª casa também relacionada com os prazeres, na companhia de Vénus, que simboliza a paixão sexual.

Embora muitos destes yogas tenham sido referidos  a  partir dos comportamentos masculinos em relação às mulheres, isso não invalida, na nossa opinião, a aplicação do yoga a ambos os sexos .

Segundo o Dr. B. V. Raman (300 Important Combinations) os mesmos resultados obtêm-se se o regente do Ascendente estiver debilitado, tanto no horóscopo de nascimento (D-1) como  na varga Navamsa.

Bhagya yoga

Este é um yoga de «boa fortuna». O Bhagya yoga forma-se quando um grande benéfico está colocado no Ascendente, na 3ª ou 5ª casa e lança aspeto para a 9ª casa.  Apenas Júpiter poderá formar este yoga, quando a colocação é na 1ª ou na 5ª casa. Se o planeta benéfico estiver colocado na 3ª casa, já poderemos ter Vénus ou a Lua aqui colocados, além de Júpiter, claro.

Quanto aos resultados, este yoga indica uma pessoa com uma imensa boa sorte.

Porém, como nota acertadamente o Dr. B. V. Raman, é preciso igualmente ver quais as casas que esse planeta benéfico rege, antes de vaticinar os resultados do yoga.  Apesar de os textos antigos não se referirem ao caráter funcional  benéfico ou maléfico dos planetas,  a verdade é que isso conta , obviamente, para avaliar a sua força para produzir bons resultados. Por ex., (como nota o Dr. B. V. Raman no comentário a este yoga) o Bhagya yoga para o Ascendente Caranguejo,  com a colocação de Júpiter no Ascendente, no signo de exaltação, dá a este yoga uma tremenda força, que não existe por ex., no mesmo yoga formado com Júpiter no Ascendente Gémeos, devido ao    Kendradhipatya dosha, causado pelo facto de Júpiter, um planeta benéfico, ser regente de duas casas kendra  (a 7ª e a 10ª). Este dosha deve-se ao facto de apenas os planetas maléficos darem bons resultados como regentes das casas kendra. Segundo a tradição, se os planetas que sofrem esta aflição (dosha) estiverem colocados numa casa trikona o efeito do dosha é cancelado. Não deverá, na nossa opinião, dar-se demasiada importância a este dosha, a menos que o planeta em causa e o horóscopo em termos globais contenha outras aflições.

As considerações supra ajudam-nos a ter consciência da dificuldade em interpretar alguns indicadores do horóscopo, exigindo-se , por isso, a consideração da força geral global de todos os indicadores e karakas para as várias áreas de vida sem dar excessiva ênfase a uma só configuração.

Leave a Reply