Raja Yogas 1

Raja Yogas

das

Os Raja Yoga são dos indicadores mais importantes para aferir o potencial de sucesso material na existência, tendo por isso uma importância acrescida na Astrologia Jyotish no que se refere à análise interpretativa do horóscopo. Para ler mais sobre estes importantes yogas, clique aqui.

  • Três ou mais planetas estão colocados no signo de exaltação ou no próprio signo em casas kendra. O resultado é que a pessoa será como um rei, em poder e riqueza. O Dr. B. V. Raman, no seu comentário a este yoga (300 Important combinations)  considera que a colocação destes planetas em casas trikona produz o mesmo efeito.
  • Quando um planeta está debilitado mas com raios brilhantes ( isto é, não pode estar combusto ) ou está retrógrado e ocupa boas posições ( ou seja, não pode estar colocado em casas dusthana) forma Raja Yoga. A pessoa com este yoga torna-se semelhante a um governante de alta posição. Esta configuração não deixa de nos espantar, pois está longe de ser consensual que ela possa conduzir a pessoa a uma posição tão elevada. O Dr. B. V. Raman tece alguns comentários neste sentido, considerando que é muito duvidoso, por ex., que Saturno debilitado em Carneiro na 10ª casa e retrógrado, possa realmente fazer mais do que causar sérios prejuízos na vida  profissional da pessoa. Concordamos inteiramente com isso. Alguns defendem que o yoga está presente também quando o planeta debilitado ocupa boas casas na navamsa.
  • Dois, três ou quatro planetas são fortes na força Dik bala. O nativo, mesmo que tenha nascido numa família modesta, adquirirá poder  e riqueza tornando-se um governante.

Têm Dig ou Dik bala – força direcional- os planetas Mercúrio e Júpiter no Ascendente, Sol e Marte na 10ª casa, Saturno na 7ª casa e a Lua e Vénus na 4ª casa. Como bem refere o Dr. Raman, na obra citada, a mera presença desses planetas nas casas que lhes dão força direcional só por si dificilmente assegura os resultados do yoga, sendo igualmente necessário analisar  a força geral desses planetas para  ver se são capazes de produzir o Raja yoga. Além do mais, este Raja yoga não tem as mesmas qualidades em Ascendentes diferentes, pois a posição dos planetas  nos signos muda, alterando-se também a sua dignidade, isto é , um planeta colocado na 4ª casa no próprio signo ou no signo de exaltação, é certamente mais forte do que outro colocado no signo de debilitação. Veja-se por ex., o caso de Marte, colocado na 10ª casa no signo Caranguejo para o Ascendente Balança. Tem força direcional mas de que lhe vale isso se não possui força, devido ao estado de debilitação? Conclui-se deste modo que este Raja Yoga produz os efeitos referidos apenas quando, além de terem força direcional, os planetas estão fortes, ou exaltados ou no próprio signo.

Leave a Reply