Dhatrutwa Yoga

 

nobl

E regente da 9ª casa deve estar exaltado e receber o aspeto de um benéfico para este yoga se formar. Além disso, a 9ª casa deve estar ocupada por um planeta benéfico.

Segundo o Dr. B. V. Raman o Dhatrutwa Yoga também existe quando o Ascendente ou o regente do Ascendente recebe o aspeto do regente da 9ª casa que, por seu lado, está colocado numa casa kendra ; e  também existe quando o regente da 9ª casa está colocado na 4ª casa , o regente da 10ª casa está colocado numa casa kendra e o regente da 12ª casa recebe o aspeto de Júpiter.

A ênfase benéfica sobre a 9ª casa produz o  efeito de o nativo ser uma pessoa extremamente generosa e com predisposição para fazer boas ações em prol dos outros.

Comentando este yoga, o Dr. B. V. Raman (300 Important Combinations) lembra que a 9ª casa é uma casa  «dharma» ou de propósito e  a generosidade de propósito deve ser uma característica do dharma de cada um de nós. A propensão para dar sem fins egoístas nem interesses próprios disfarçados caracteriza verdadeiramente o caráter moral que é a marca dos seres mais elevados em desenvolvimento espiritual. Esta disposição do caráter, a que a tradição chama «nobreza» é descrita pela natureza da 9ª casa e  depende da força desta.

Segundo o Dr. Raman, a presença de planetas maléficos na 9ª casa mina esta tendência para a nobreza moral nas intenções e nas ações. As pessoas com esses planetas na 9ª casa fazem ações que aparentemente são generosas e boas mas estas não são desinteressadas, disfarçando sempre os interesses próprios  por detrás de aparentes atos de caridade e de dádiva.

Assim, a natureza forte e benéfica da 9ª casa aponta para um genuíno desejo de ajudar o próximo e indica real generosidade para com os outros..

Leave a Reply