Jananatpurvam pitru Marana yoga

nasci

Para a formação do Jananatpurvam pitru Marana yoga  o Sol deve estar colocado numa casa dusthana– 6ª, 8ª ou 12ª-. O regente da 8ª casa deve estar colocado na 9ª; o regente da 12ª casa deve estar no Ascendente e o regente da 6ª casa deve estar colocado na 5ª casa.

Quanto aos resultados, o yoga mostra que o nativo é uma criança póstuma. Isto significa que  nascerá por meios artificiais (como uma cesariana, por ex., ) sendo que ,na altura do nascimento a mãe ou o  pai terão morrido antes de ela nascer. Apesar de pouco frequentes, estes casos hoje acontecem mais do que  no passado, graças à ciência que pode manter as funções vitais de uma mulher, enquanto a criança se desenvolve  até  poder ter hipótese de sobreviver, sendo o parto provocado quando se torna viável a sobrevivência. Assim, apesar do nome «póstuma», na verdade ela nasce prematura, precisando de cuidados substitutivos do ambiente uterino até ser capaz de respirar sozinha, etc… No passado, devido à guerra, muitas vezes as crianças nasciam  sem ter pai, por este ter morrido entretanto em combate, sem ter tido a oportunidade de ver a criança nascer. Graças à tecnologia embrionária, hoje  é também possível guardar embriões  que poderão ser  implantados muito tempo depois de ocorrer a fertilização in vitro. É todo um mundo de novas possibilidades, que altera sem dúvida significativamente, a perceção de identidade dos indivíduos assim nascidos. Não deixa de ser interessante o facto de os antigos sábios terem descrito este yoga  muito tempo antes de terem surgido as circunstâncias que são mais comuns hoje por causa das capacidades tecnológicas que permitem que uma criança possa nascer quando, na verdade, já não tem um ou mesmo os dois pais biológicos. Estranho mundo este, que permite que alguém possa «nascer póstumo», num contexto em que a família, no sentido mais tradicional, não existe ou está ferida pela ausência de um dos pais, como ocorria frequentemente no mundo antigo, devido à realidade constante da guerra.

Segundo o Dr. B. V. Raman, toda a configuração  descrita deverá  estar presente para o yoga ser produzido, apenas um ou alguns dos aspetos referidos não chega para formar o yoga.

 

Leave a Reply