Raja Yogas 2

caeeNeste artigo apresentamos  três  combinações diferentes, cada uma formando um Raja yoga:

1. Este Raja Yoga é específico para o Ascendente Aquário: Vénus deve estar colocado no Ascendente. Deve. Além disso, haver 4 planetas exaltados e não podem estar colocados em casas maléficas na varga Navamsa ou Shastiamsa. As condições exigentes desta configuração fazem com que o yoga seja raro pois, não só é difícil encontrar num mesmo mapa de nascimento 4 planetas exaltados (tarefa mais difícil ainda pois apenas pode ser considerado o Ascendente Aquário), e, mesmo que estejam presentes para este Ascendente os quatro planetas exaltados, se estes estiverem colocados em casa más nas vargas divisionais, o yoga não se forma e, além do mais, quando esses planetas exaltados estão colocados em casas maléficas a pessoa adquire características de grande autoritarismo, tornando-se um ditador malévolo.

2. Nesta configuração, a Lua está colocada no Ascendente, Júpiter deve estar colocado na 4ª casa , Vénus deve estar colocado na 10ª casa e Saturno deve estar exaltado ou colocado na sua própria casa/signo . Esta configuração pode dar resultados diferentes em Ascendentes diferentes. A sua força assenta no facto de duas casas kendra fundamentais, a 4ª e a 10ª, estarem fortalecidas pela presença de dois grandes benéficos.

3. Nesta configuração do Raja Yoga – Neechabhanga Raja yoga ou cancelamento da condição de debilitação de um planeta- as opiniões dividem-se sobre os reais efeitos do yoga mas deixamos a configuração tal como ela foi colocada pelo Dr. B. V. Raman  na sua obra sobre os yogas (300 Important Combinations). A formulação é um tanto obscura mas aqui fica: o regente de um signo no qual um planeta  fica debilitado ou um outro   planeta que fica exaltado nesse signo (onde um dado planeta está debilitado) está colocado numa casa kendra a partir da Lua ou do Ascendente .

Quanto aos resultados, o nativo com estes yogas torna-se um líder ou governante ou «igual a um governante», isto é, alguém que alcança poder e influência.

Embora o último tipo de Raja yoga ou «Neechabhanga Raja yoga» seja considerado tradicionalmente como indicador de alguém que se eleva de uma baixa condição social para uma posição de liderança e de poder, a verdade é que, na prática, estes yogas funcionam de forma semelhante e as diferenças no modo de produzir resultados são mais devidas, como nota o Dr. Raman, à natureza dos planetas envolvidos no yoga do que ao facto de serem yogas formados a partir do cancelamento da condição debilitada de um planeta que entra na configuração do yoga.

2 thoughts on “Raja Yogas 2”

  1. O Neechabanga ocorre se o planeta debilitado estiver exaltado no Navamsa ou se seu dispositor estiver no próprio signo? Obrigado!

    1. Não é o planeta debilitado mas o regente do signo onde este está colocado que tem que estar numa casa kendra a partir da Lua ou do Ascendente. Em alternativa, o planeta que fica exaltado no signo onde esse outro está debilitado, está colocado numa casa kendra a partir da Lua ou do Ascendente.

Leave a Reply