Satkalatra yoga

best-p

Este é um yoga positivo que caracteriza o cônjuge ou parceiro. Forma-se quando o regente da 7ª casa ou Vénus estão em conjunção ou em aspeto  com Júpiter ou com Mercúrio.

Os resultados estão em consonância com o que é valorizado pela tradição, sobretudo quando o parceiro é uma mulher: indica que este é virtuoso e nobre de caráter. Consideramos ,no entanto, que estas qualidades são igualmente positivas em homens e mulheres, apesar de ser habitual na cultura paternalista do mundo ocidental, atribuir a  necessidade da «virtude» ao género feminino, confundindo-se esta com obediência ao marido e castidade, ao mesmo tempo que, hipocritamente, se dava todo o tipo de liberdade ao homem para ser um devasso sexual e um tirano autoritário que reservava para si todas as liberdades e poder de decisão.  Por estas razões, há que ter presente que os antigos sábios, assim considerados pelo seu conhecimento, tantas vezes vasto, em relação à sabedoria humana, mas igualmente limitados pelos preconceitos da cultura em que viveram , na qual as mulheres não tinham qualquer autoridade senão a que lhes era conferida pela tutoria dos seus maridos, eram simplesmente humanos e falharam muitas vezes nas suas descrições, quando estas deixaram de ser feitas com base na sabedoria para serem apenas a transmissão das suas crenças preconceituosas e imperfeitas acerca dos papeis femininos e masculinos.

Ora, quanto à nobreza de caráter, ela também não tem sexo, sendo infelizmente escassa num bom número de seres humanos, homens ou mulheres e, quando existe, é uma qualidade de suma importância .Parece-nos, no entanto, curto, julgar acerca do caráter do parceiro de alguém apenas por uma única configuração no horóscopo, indireta ainda por cima.  Informações mais importantes sobre esta matéria terão que ser dadas pelo horóscopo do próprio parceiro. Quanto a nós, este yoga indica apenas uma tendência que é a de a pessoa que o tem no seu horóscopo tender a estabelecer relacionamentos com pessoas  virtuosas e de bom caráter. Mas a confirmação terá que ser dada pelo horóscopo das pessoas com quem se estabelece esses relacionamentos. Na verdade, são muito comuns os padrões de pessoas que tendem a encontrar sempre um certo tipo de parceiro, por vezes com qualidades positivas, outras vezes com qualidades negativas. Esse é, a nosso ver, um padrão kármico, com finalidades específicas na vida da pessoa. E, pela nossa experiência ,não é possível escapar a esse padrão, quando ele está expresso no horóscopo: por mais que se tente, o resultado será sempre o mesmo.  As pessoas que nascem com o yoga de que falamos hoje poderão saber, antecipadamente, qual o tipo de parceiros que lhes «calharão» na vida. Mas não mais do que isso. Terão que experienciar os relacionamentos para compreenderem o significado desse padrão nas suas vidas.

Leave a Reply