Galakarna Yoga

Galakarna Yoga

Iniciamos hoje a referência às combinações que indicam «misérias» ou sofrimento no horóscopo- Aristha Yogas–  complementando a informação já publicada  em artigos anteriores.  Tal como então dissemos, estes yogas de má sorte ou má fortuna poderão por vezes ser cancelados.

Para compreender estas combinações, será necessário contextualizar a Astrologia Jyotish (a designação tem caráter filosófico e indica « a procura da luz») como parte de um conhecimento que não é apenas teórico mas tem uma finalidade prática de transformação do ser humano, tal como este foi contextualizado na filosofia dos Vedas há milhares de anos.

Os yogas de má sorte podem afetar  os diferentes planos do ser humano: físico, mental e espiritual.

Este yoga forma-se quando o ponto Mandi e Rahu  estão colocados na 3ª casa ou quando Marte está colocado no shastiamsha de Puriskha  ou Preta Puriha.( corresponde à 12ª divisão de um signo em 60 partes iguais).

Os resultados deste yoga de má fortuna fazem-se sentir nos ouvidos, causando problemas de audição.

Comentando este yoga, o Dr. B. V. Raman  (300 Important Combinations) refere que muitos autores consideram que a mera presença de planetas maléficos causaria o yoga, opinião com a qual não concorda pois, na sua experiência, isso não se verifica. Temos a mesma opinião, tendo em conta que a 3ª casa é uma casa upachaya, na qual os planetas maléficos dão bons resultados. No entanto, este investigador adianta que a posição de Rahu na 3ª casa e num shastiamsha maléfico (cada uma das 60  divisões shastiamsha tem uma divindade associada e características benéficas ou maléficas) pode, efetivamente, produzir problemas de audição.

A shastiamsha é a carta divisional D-60, relacionada com o karma que teremos que «pagar» nesta vida.  Esta varga é, no entanto, apenas útil para os que conhecem o seu tempo de nascimento de forma rigorosa pois, nesta varga, o Ascendente move-se a uma velocidade de 2 minutos, mudando pois de 2 em 2 minutos. Basta, assim, uma incorreção de 2 minutos para ser totalmente inútil a sua análise. Esta é a razão pela qual muitos astrólogos não a utilizam,  pois pode ser perda de tempo por serem poucas as pessoas, mesmo as que nasceram em hospitais e têm a hora de nascimento registada, que possam garantir que essa hora é absolutamente certa. (a informação é feita com base nos relógios de médicos, parteira, enfermeiros, etc., sem garantia  total de que os seus relógios estavam realmente certos) . Mas esta varga, que o sábio Parashara considerava ser muito importante, continua a merecer a nossa atenção, embora com as cautelas mencionadas.

Leave a Reply