Raja Yogas 4

cra

Apresentamos mais um Raja yoga, combinação que só é possível para os nativos com Ascendente Touro.

  • O signo Ascendente deve ser Touro e a Lua deve estar colocada no Ascendente.  Saturno deve estar colocado na 10ª casa, o Sol deve estar na 4ª casa e o Júpiter  deve estar colocado na 7ª casa.

Este Raja yoga baseia a sua força na colocação forte dos planetas que o formam:  a Lua está exaltada no Ascendente, Saturno está colocado no signo mooltrikona  e é um yogakaraka para este Ascendente, devido à regência da 9ª e da 10ª casas, e à colocação na 10ª, que simboliza a ascensão social; o Sol está colocado no próprio signo e Júpiter está colocado na 7ª casa  formando um Gaja Kesari yoga  com a Lua.

Não é deste modo de surpreender que a tradição afirme que o nativo com este yoga será um chefe , governante ou regente ou alguém com posição equivalente. A pessoa que nasce com este yoga tem potencial para exercer uma posição de autoridade firme e inquestionada pelos outros.

A tradição também refere que este yoga fará do nativo um comandante (de forças policiais, militares, etc) mas, como bem nota o Dr. B. V. Raman, isso é um pouco inconsistente pelo facto de Marte, que simboliza essa figura, não entrar nesta combinação, estando antes Saturno colocado na 10ª casa. Sendo um yogakaraka pode indicar um líder mas não tem conotações com a liderança militar ou cargos de chefia de hierarquia máxima  representando um chefe de posição intermédia.  Por seu lado, o Sol ocupa a 4ª casa, estando muito forte e lançando o seu aspeto para a 10ª casa e para Saturno mas o Sol é o rei, é o poder político e não o poder delegado no plano militar. Assim, parece de facto mais consistente  aceitar que os efeitos do yoga se fazem sentir no plano do poder e da  influência social e popular, política, etc., mais do que no poder militar.

Sendo um Raja yoga capaz de conferir resultados poderosos,  não se encontra muito pois, devido à posição explícita dos planetas em determinados signos para que o yoga se possa formar, este só pode existir para o Ascendente Touro.  Referimos ainda que os Raja yogas podem indicar muito sucesso no plano material e político mas isso não indica que a pessoa será necessariamente feliz, como se verifica neste caso, dado que a colocação do Sol na 4ª casa, ainda que no próprio signo, favorece grandemente o sucesso material , a  aquisição de bens e propriedades mas não garante, de todo, a felicidade individual.

Leave a Reply