Raja Yogas 5

Raja Yogas 5

Apresentamos mais duas combinações que configuram Raja Yogas:

  • Temos um planeta debilitado e o regente do navamsa em que este planeta se encontra deve estar colocado numa casa kendra ou trikona a partir do Ascendente .Mas, além disso, o signo ocupado por essa casa deve ser um signo cardinal (Carneiro, Caranguejo, Balança ou Capricórnio). O regente do Ascendente também deve estar colocado num signo cardinal.
  • Nesta combinação o regente do Ascendente deve estar em conjunção com um planeta debilitado e Rahu e Saturno estão colocados na 10ª casa, recebendo o aspeto do regente da .

Quanto aos resultados, qualquer uma destas combinações faz do nativo um governante ou alguém semelhante a este em termos de poder e capacidade de influência, de acordo com a tradição.

Note-se que a inclusão de planetas debilitados em combinações que são consideradas Raja Yogas não é pacífica. A combinação nº 1 apoia-se no facto de que um planeta debilitado conseguirá produzir Raja Yoga desde que o regente do Ascendente e o regente do navamsa em que está colocado o planeta debilitado estejam ambos em signos cardinais. Ora, não deixa de ser incompreensível, à luz dos pressupostos da Astrologia Jyotish, esta capacidade. Por estranho que isto possa parecer, o Br. B. V. Raman, não tendo ele próprio, segundo diz (300 Important combinations) testado  este yoga, afirma ter visto exemplos em que o yoga presente conferiu efetivamente riqueza e poder ao nativo.

Quanto à segunda combinação, é igualmente surpreendente, pois dois grandes maléficos como Rahu e Saturno, combinados na 10ª casa, desafiam as capacidades de interpretação. Segundo o Dr. B. V. Raman, que confessa igualmente a sua dificuldade em compreender os bons efeitos produzidos por estes maléficos, estando, além do mais, o regente do Ascendente em conjunção com um planeta debilitado. Na opinião deste reputado sistematizador da Astrologia Jyotish- que ele confessa não ser fruto de investigação- talvez o aspeto do regente da 9ª casa sobre Rahu e Saturno cancele os aspetos maléficos. É um talvez, assumindo no entanto este investigador que , em exemplos que observou, parece que o planeta debilitado recebe todo o poder do Raja yoga enquanto o regente do Ascendente, Saturno e Rahu ficam enfraquecidos e incapazes de produzir bons efeitos. A ser assim, os nativos deverão usufruir dos bons efeitos do yoga no período dasha ou antardasa do planeta debilitado.

Leave a Reply