Raja Yogas 6

Raja Yogas 6

Apresentamos mais duas combinações que formam Raja Yoga.

  1. Dos regentes da 2ª, 9º ou 11ª casas , pelo menos um deverá estar colocado numa casa kendra a partir da Lua e Júpiter deve ser o regente da 2ª, 5ª ou 11ª casa.
  1. Júpiter, Vénus, a Lua ou Mercúrio deverão estar colocados na 9ª casa sem estarem combustos pelo Sol. Também deverão estar em conjunção ou receber o aspeto de planetas amigos.

Quanto aos resultados, o nativo será uma pessoa notável ou um governante respeitado.

A combinação 1) apenas se pode formar, devido à configuração do yoga (regência específica de certas casas por Júpiter)  para os Ascendentes Leão, Aquário, Touro ou Escorpião. Note-se que o poder de conferir os resultados prometidos depende bastante da força dos planetas envolvidos pois a mera colocação dos planetas referidos será insuficiente para produzir resultados espetaculares se não estiverem fortes.

A combinação 2) apenas exige a colocação de um ou mais planetas benéficos na 9ª casa, que simboliza a sorte, sem estarem combustos pelo Sol. No entanto, em alguns casos parece-nos difícil que o yoga frutifique. Veja-se por exemplo, para o Ascendente Caranguejo: Se Mercúrio estiver colocado na 9ª casa estará no signo de debilitação, Peixes e será difícil dar resultados evidentes, mesmo recebendo aspetos de planetas «amigos».  Ou para o Ascendente Capricórnio, em que a colocação de Vénus na 9ª casa implica que esta esteja colocada no signo de debilitação, Virgem. Por outro lado, para o Ascendente Virgem, a colocação da Lua na 9ª casa pode produzir excelentes resultados, pois estará exaltada.  Assim, nunca é demais lembrar que muitas pessoas têm no seu mapa natal os chamados «yogas nominais», que nunca se manifestam realmente, pois não têm força suficiente para tal. A lição mais básica de todos os estudantes de Astrologia é, deste modo, antes de vaticinar resultados de uma determinada combinação ou yoga, avaliar primeiro a força dos planetas para produzir os resultados esperados.

8 thoughts on “Raja Yogas 6”

  1. Olá! Se em determinado yoga um dos planetas estiver muito forte e o outro com força média, ambos bem aspectados espera-se que o yoga frutifique? Obrigado!

    1. Bom, uma das condições para a 2ª combinação está presente. Agora, a Lua não deve estar combusta logo, o Sol não deve estar em conjunção muito próxima e, além disso, a Lua deve estar em conjunção com ou receber o aspeto de planetas benéficos. Se estas duas condições estiverem presentes, então um Rahja yoga está presente.

    1. Ajusta, mas deve confirmar pois contém erros vários. O melhor, antes de fazer os cálculos no programa , é colocar no browser algo como «horas de verão no país x» e confiar especialmente na informação oferecida pelo observatório astronómico do pais. Dito isto, este é um exceletne software, mas a informação dos dados sobre os países contém muitos erros, estando certa para os USA e países de língua inglesa, que tenhamos dado conta, certa para vários estados do Brasil ( e errada para outros) e errada para Portugal.

Leave a Reply