Sisnavyadhi yoga

Sisnavyadhi yoga

O Sisnavyadhi yoga é um yoga de má sorte  que afeta a saúde. Forma-se quando Mercúrio está colocado no Ascendente em conjunção com o regente da 8ª casa e com o regente da 6ª casa.  Os antigos sábios dedicaram bastante atenção às combinações no horóscopo que poderiam indicar algum excesso, indulgência ou promiscuidade e os efeitos que isso teria tendo em conta os valores e regras morais e sociais pois esse era considerado um pilar fundamental do desenvolvimento humano espiritual.  Com estes yogas, estabelece-se uma relação entre a saúde e a sexualidade, ainda que de forma indireta.

Quanto aos resultados, a tradição refere que o nativo  sofrerá de doenças sexuais sem cura.

Isto não significa que a pessoa morrerá da doença, significa que será atormentada ao longo da vida com doenças que afetam a saúde dos órgãos sexuais. É preciso notar, no entanto, que essas doenças podem variar bastante, tanto nos efeitos como no incómodo que causam. Por outro lado, também vale dizer que estes yogas foram descritos num tempo em que os tratamentos médicos eram pouco eficazes  e não eram para todos, pelo que também se deve relativizar um pouco os efeitos referidos.

Segundo o Dr. B. V. Raman, (300 Important Combinations) quando a configuração descrita recebe ainda o aspeto de Saturno  e nenhum aspeto benéfico , o nativo, muito provavelmente,  necessitará de tratamento cirúrgico nos órgãos sexuais.

Resta averiguar se, no tempo presente, o yoga continua a  produzir os efeitos declarados pelos antigos sábios pois, em cada época, a Astrologia  deve adaptar os seus princípios à realidade humana e ao seu desenvolvimento integral nesse momento. Embora haja doenças ainda terríveis, associadas à sexualidade, como a SIDA (embora não sejam exclusivamente originadas pela sexualidade), as práticas de prevenção e proteção, associadas a uma ampla informação, tornam menos provável  a possibilidade de doença sexual.

Leave a Reply