Kalatrashanda Yoga

Kalatrashanda Yoga

Este é mais um yoga maléfico, também relacionado com a sexualidade, desta vez referente a um cônjuge feminino.

O yoga forma-se quando o regente da 7ª casa está colocado na 6ª casa em conjunção com Vénus.

Segundo os clássicos, este yoga indica que a pessoa terá um cônjuge feminino que sofre de frigidez.

Porém, deixamos aos leitores a advertência do Dr. B. V. Raman  (300 Important Combinations)  que considera não ter estudado um número  alargado de horóscopos com este yoga  para poder determinar se ele produz realmente os efeitos descritos pelos antigos sábios. Este investigador tomou como tarefa essencial testar empiricamente todos os princípios antigos da Jyotish para fazer desta um saber realmente rigoroso por isso os seus textos são tão importantes para quem estuda este nobre saber da «ciência da luz», não sendo de desprezar a sua opinião, quando estamos perante este yoga. É preciso lembrar, entretanto, que a Astrologia possui uma linguagem simbólica e que esta pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Na nossa opinião, a descrição do yoga é demasiado ampla para ter apenas uma significação, coisa que, de resto, é difícil acontecer, devido à multiplicidade de significados tanto dos planetas como das casas. Assim, julgamos que o mais sensato será «ler» o yoga a partir do contexto da pessoa em cujo  horóscopo ele se encontra e das configurações globais desse horóscopo.

Voltando ao yoga, a 7ª casa está associada à sexualidade e á sensualidade; Vénus simboliza a paixão e as ligações emocionais.  Quando o  regentes da 7ª casa  e Vénus  estão colocados na 6ª casa, uma casa de doença , há sem dúvida a simbolização do parceiro de casamento associada a impotência ou dificuldade na expressão da energia sexual, devido a repressão ou algum problema que impeça a expressão dessa dimensão da vida da pessoa. E, como Vénus simboliza a mulher, isto é válido para o cônjuge feminino.  Mas, como dissemos atrás, outros significados são possíveis, de acordo com o contexto de cada natividade.

2 thoughts on “Kalatrashanda Yoga”

  1. Ascendente Gemeos, Júpiter e Vênus em conjunção na sexta casa forma um Kalatashandra yoga mas também não forma um raja yoga (conjunção de um senhor de um Kendra -Júpiter com o senhor de um Kona – Vênus? Obrigado por todas as explicações!

    1. Tem razão mas convém não esquecer que a colocação desses planetas numa casa dusthana não é positiva, sendo assim, esses planetas poderão não ter força suficiente, a menos que o conjunto global do horóscopo assim permita, para produzir resultados muito significativos, embora , como esta é também uma casa upachaya, a situação possa melhorar com o tempo.

Leave a Reply