Bandhana yoga e Karascheda yoga

Bandhana yoga e Karascheda yoga
Bandhana yoga

Este é mais um yoga de má sorte mas desta vez não está relacionado com a saúde.

O Bandhana yoga forma-se quando o regente do Ascendente e o regente da 6ª casa estão colocados numa casa kendra ou trikona em conjunção com Rahu, Ketu ou Saturno. Ou seja, quando temos o regente do Ascendente, o regente da 6ª casa e um destes três maléficos – Saturno, Rahu ou Ketu – numa casa kendra (1ª, 4ª, 7ª, 10ª ) ou numa casa trikona (1ª, 5ª, 9ª, a 1ª casa é simultaneamente kendra e trikona), forma-se este yoga.

Quanto aos resultados, a tradição diz que ele implica o encarceramento do nativo. Esse aprisionamento poderá ser devido a causas não explicadas pelo yoga, cobrindo desde motivos políticos a motivos  criminais.

Comentando este yoga, o Dr. B. V. Raman refere que, se Saturno for o regente do Ascendente, o yoga é cancelado e os aspetos maléficos são reduzidos.  Esta redução dos efeitos maléficos também ocorre se houver aspetos benéficos de outros planetas para a combinação referida.

Karascheda yoga

Este é um yoga maléfico cuja interpretação está ligada aos tempos antigos e que não tem hoje aplicação, me nosso entender. Deixamo-lo como exemplo  aos leitores para perceberem que a Astrologia interpreta os símbolos de acordo com a época e o contexto em que os nativos vivem.

O Karascheda yoga forma-se quando  Saturno está colocado na 9ª casa e Júpiter está colocado na 3ª casa. Neste yoga, portanto, Saturno e Júpiter encontram-se em aspeto mútuo.

A tradição diz que o nativo terá as suas mãos cortadas. Note-se que, nos tempos antigos, cortar as mãos era um castigo dado aos criminosos segundo as leis da época. Ora, como bem escreveu o Dr. Raman há mais de 70 anos, (300 Important combinations)  nos tempos atuais, tal castigo bárbaro não faz parte das penas do código penal de nenhum país civilizado (pelo menos do ocidente). Assim, o yoga poderá, quando muito, indicar  ferimentos nas mãos, devido a acidente com alguma máquina, mas apenas  quando Saturno e Júpiter estão severamente aflitos e mal colocados na varga shastiamsha (D-6).

O Dr Raman chama a atenção para o facto de que este yoga também se forma com outras 3 combinações:

  • Quando Saturno está colocado na 8ª casa e Júpiter está colocado na 12ª;~
  • Quando a Lua está colocada na 7ª ou 8ª casa em conjunção com Marte;
  • Quando Rahu, Saturno e Mercúrio estão em conjunção na 10ª casa.

Como bem nota o Dr. B. V. Raman na obra referida, nenhum dos nativos com este yoga  que ele analisou teve as mãos cortadas. O yoga fica para conhecimento histórico dos leitores para que se apercebam de que o saber da Astrologia não é fixo nem intemporal e é preciso ajustar a interpretação aos contextos da vida dos nativos.

Leave a Reply