Durmarana Yoga

Durmarana Yoga

Este é outro yoga de má sorte que se forma quando a Lua, recebendo o aspeto do regente do Ascendente, está colocada numa das casas dusthana–  6ª, 8ª ou 12ª – em conjunção com Saturno, Rahu ou o ponto Mandi.

O resultado é que o nativo  morrerá de morte não natural .

Esta combinação mostra dois dos fatores mais importantes do horóscopo- a Lua e o regente do Ascendente- envolvidos numa séria aflição, causada pela conjunção com  os  planetas mais maléficos e aquele que é considerado o ponto mais maléfico no horóscopo, o ponto mandi do qual falámos em artigos anteriores sobre os yogas.

A morte por causas não naturais pode dar-se de diversas maneiras e o Dr. B. V. Raman, na obra 300 Important Combinations  refere um conjunto de configurações específicas, para além deste yoga, que indicam cada tipo de morte. Deixamo-las aqui, para conhecimento dos leitores. Notamos ainda que a descrição a seguir tem que ser adaptada ao contexto de vida atual de cada leitor:

  • A conjunção do Sol, Saturno e Rahu na 7º casa indica morte por veneno devido a mordida de répteis. Esta circunstância poderá ser vulgar na Índia, país de origem da Astrologia Jyoyish onde o clima é propício à existência de muitos répteis mas, para a maioria dos ocidentais, que vivem maioritariamente nas cidades, tal possibilidade corresponde a uma circunstância deveras rara. A mesma observação vale para os exemplos seguintes.
  • A colocação de Marte em Capricórnio ou Aquário e de Mercúrio num signo de Júpiter (Sagitário ou Peixes) indica morte por um tigre. Esta é mesmo uma referência do passado, dada a quase extinção destes animais em todo o mundo atual e a existência dos poucos que restam em espaços destinados à sua proteção e  nos quais só por acidente, a referida morte poderia ocorrer.
  • Marte colocado na 9ª casa e Saturno, Rahu e o Sol ligados por aspeto indica morte por armas. Esta ,infelizmente, é ainda uma causa bem vulgar nas cidades violentas em que vivemos.
  • A 4ª casa contém um planeta debilitado ou um planeta «vencido na guerra», enquanto a 6º casa está ocupada por um signo de Água. O nativo morrerá por afogamento.  Um planeta vencido na guerra é aquele que está colocado num signo /casa com outro planeta  em conjunção a menos de um grau de distância e é o que tem um valor mais elevado. Por ex., numa conjunção entre Marte e Mercúrio, temos que Mercúrio está colocado a 12º 24’ de Sagitário e Marte está colocado a 12º 3’ de Sagitário. O que obtém o valor mais baixo «ganha a guerra». Neste conceito não são considerados o Sol e a Lua nem os nodos. Finalmente, convém também dizer que este conceito tem várias interpretações na Astrologia Jyotish. Deixamo-lo para compreensão dos leitores em relação à combinação referida. A interpretação que apresentamos é a maioritariamente aceite pela generalidade dos astrólogos da Jyotish.

Leave a Reply