Vrana Yoga

Vrana Yoga

Continuamos a apresentar os Aristha yogas ou yogas de má sorte. Este forma-se quando o regente da 6ª casa  é um planeta maléfico e está colocado no Ascendente ou na 8ª ou 10ª casa.

Quanto aos resultados, segundo a tradição, a pessoa sofrerá de cancro doloroso.

O Dr. B. V. Raman, no seu comentário a este yoga  (300 Important combinations) considera que o yoga não deverá ser aplicado à letra.  Isto porque, apesar de o regente da 6ª casa- uma casa dusthana–  quer seja maléfico ou benéfico- causa sempre  prejuízo quando colocado no Ascendente pois reduz a vitalidade do indivíduo; mas,  para este yoga existir, é preciso que o regente da 6ª casa seja um maléfico natural e, deste modo  o yoga só pode formar-se para os signos Ascendentes  Gémeos, Leão, Escorpião ou Peixes. A opinião do Dr. Raman é que o signo Escorpião devia ser excluído, apesar de Marte ter a regência da 6ª casa e ser um maléfico, porque se trata do regente do Ascendente e , como tal, cabe-lhe proteger o Ascendente e não atuar de forma maléfica.  Este investigador foi incansável a estudar o horóscopo de pessoas concretas para determinar de forma científica a aplicação dos princípios da Astrologia Jyotish por isso, a sua opinião é de ter em conta.

A 6ª casa é a casa da doença, revela os problemas de saúde e a doença e a colocação do seu regente em certas casas pode reduzir a vitalidade geral da pessoa. Porém, se o planeta em causa receber o aspeto de um planeta maléfico, a sua capacidade de fazer mal fica reduzida. De acordo com o planeta regente da 6ªcasa, um certo tipo de doença torna-se predominante em vez de outro, assim influenciando também o tipo de cancro a que este yoga se refere. A associação que damos entre os planetas e as doenças não tem, no entanto, que ser cancro. De acordo com as notas na  obra 300 Important Combinations, Marte associa-se à garganta, pescoço ou reto; a Lua à face; Mercúrio à parte inferior do estômago; Júpiter ao nariz; Vénus aos olhos; Saturno às pernas, Rahu e Ketu ao abdómen.

Damos em seguida o resultado da investigação do Dr. Raman sobre a relação entre os vários planetas e as doenças, assunto que pertence à Astrologia Médica e que deixamos para informação geral dos leitores. O Sol rege o baço e o coração; a Lua rege o esófago e o canal alimentar; Marte rege os genitais, o reto, o hemisfério esquerdo do cérebro, os glóbulos vermelhos do sangue; Mercúrio rege o hemisfério direito do cérebro, os nervos, o sistema cérebro- espinal, os brônquios, as orelhas e a língua; Júpiter rege o fígado e as glândulas suprarrenais; Saturno rege os dentes, o nervo vago, a pele; Rahu rege a glândula pituitária; Ketu rege a glândula pineal. Estas são algumas indicações sobre a regência dos órgãos pelos planetas, segundo o Dr. Raman. Entre os investigadores da Jyotish há algumas diferenças nestas conceções, alguns acrescentam mais órgãos aos planetas. Se estes planetas estiverem fracos no horóscopo, os órgãos que regem ressentir-se-ão e poderão sofrer de doença mas a época em que se aferia através da Astrologia o estado de saúde ou de doença já passou, havendo agora  métodos científicos na medicina que melhor e mais  rigorosamente podem medir e avaliar esses fatores, pelo que as indicações que aqui deixamos são para mera curiosidade dos leitores. Não advogamos a substituição das práticas médicas pela Astrologia.

Leave a Reply